“O conteúdo é Rei”. Já deve ter perdido a conta à quantidade de vezes que ouviu reproduzida esta frase original de Bill Gates, não é verdade?

Mas, o conteúdo além de ser o rei, pode ser o seu melhor aliado na conquista e fidelização dos seus clientes.

No entanto, criar conteúdo, ou melhor, criar bom conteúdo não é uma tarefa fácil para a maior das empresas.

Vamos então desvendar os 10 segredos, que o podem ajudar a produzir um bom conteúdo.

O marketing de conteúdo

Não, o conteúdo não é exclusivo da internet. Há muito que o conteúdo já é utilizado para estabelecer relações com os consumidores. Afinal quando lê um livro ou vê um filme está perante o quê? Conteúdo, claro.

O marketing de conteúdo pode então, ser definido como a criação e divulgação de conteúdos relevantes e que impactem a sua audiência. 

O conteúdo pode ser desenvolvido para informar, educar, entreter ou inspirar os seus seguidores. O importante é que através deste consiga impactar o seu público-alvo e estabelecer relações.

Este conteúdo pode ser oferecido através de texto, imagem, vídeo ou áudio. Quanto melhor for a qualidade do seu conteúdo, melhor será o retorno que irá conseguir com o mesmo.

O conteúdo é a base do Inbound Marketing. Só produzindo um bom conteúdo consegue ter uma boa estratégia de Inbound Marketing, que conquiste e fidelize os seus clientes.

É importante que a sua estratégia de marketing de conteúdo seja sólida e consistente, para garantir a fidelização do seu público.

Porque é que os seus clientes precisam de conteúdo?

Ao produzir conteúdo relevante para os seus clientes ou potenciais clientes está a mostrar que se preocupa com eles.

“Fazer marketing tradicional e publicidade é como dizer ao mundo que você é uma estrela. Fazer Marketing de Conteúdo é mostrar porque é uma estrela”

Robert Rose

Além disso, o mercado evolui e é cada vez mais competitivo. Assim, no meio desta competição tem de mostrar aos seus clientes que se preocupa com eles.

Oferecer conteúdo para atrair os clientes.

Já lá vai o tempo em que as marcas podiam ser egocêntricas, e estabelecer uma comunicação unilateral, e os seus produtos se vendiam na mesma.

As pessoas estão cansadas de serem invadidas com anúncios publicitários, repetitivos e que não acrescentam qualquer valor à sua vida.

Com cada vez mais oferta no mercado, que diferença faz para alguém comprar o seu produto ou o do seu concorrente, que além servir a mesma finalidade, possivelmente até será mais barato? A diferença está na relação que estabelece com a sua marca. E essa relação só pode ser fortalecida através do conteúdo.

Oferecer conteúdo de qualidade aos seus potenciais clientes ajuda-o também a educa-los.

Por exemplo, se vende produtos biológicos pode educar as suas leads alertando para as vantagens dos mesmos e para os benefícios que têm na saúde de quem os consome. Desta forma, consegue preparar os seus clientes para receberem os seus produtos e demonstrar os benefícios que os mesmos podem acrescentar à sua vida.

O que pode o marketing de conteúdo fazer pelo seu negócio?

Já percebeu que o conteúdo é fundamental para atrair os seus clientes, mas o conteúdo serve diversos objetivos.

Aumentar o tráfego orgânico

Oferecendo um bom conteúdo à sua audiência, consegue atrair tráfego orgânico para o seu blog ou site.

As coisas boas tendem a ser partilhadas, por isso quando cria bom conteúdo, fará com que este seja partilhado, nas redes sociais, por exemplo. Deste forma consegue atrair tráfego orgânico e ver o seu conteúdo partilhado pelos seus seguidores.

Gerar leads

Alcançando tráfego, certamente, conseguirá gerar leads.

Possivelmente as leads que chegam ao seu blog ou site ainda não estão preparadas para efetuar a compra. Precisa então de as nutrir com conteúdo, que as faça descobrir uma necessidade ou que crie um desejo, para as preparar para a compra.

Notoriedade

Através do marketing de conteúdo consegue interação com os utilizadores.

Cada vez mais, as pessoas gostam de sentir que fazem parte das histórias da marca, e que, por sua vez, as marcas se preocupam com os seus clientes. Assim, conteúdos relevantes para a sua audiência vão certamente gerar interação com a sua marca.

O poder do marketing de conteúdo.

É importante alimentar esta interação, porque através dela consegue fortalecer as relações e alcançar notoriedade junto da sua audiência.

Autoridade

Não existe melhor forma para ser reconhecido como uma autoridade, do que provar que é um especialista na área em que atua.

Posicionar-se num mercado de nicho e mostrar que realmente percebe de um certo tema, oferecendo conteúdo de valor para a sua audiência, permite-lhe conquistar essa autoridade.

Fidelidade

Clientes que interagem com a sua marca, que lhe reconhecem notoriedade e autoridade têm tudo para se tornarem fiéis.

Através do conteúdo consegue ligar emocionalmente os seus clientes à sua marca.  A emoção é o pilar da fidelização. Um cliente ligado emocionalmente à sua marca ser-lhe-á mais fiel.

O conteúdo pode ser oferecido através de diferentes canais: site, blog, redes sociais, email marketing, e-books, aplicações, ferramentas, vídeos, podcasts ou webinários.  São inúmeros os formatos em que pode disponibilizar conteúdo para os seus utilizadores.

O que não pode é deixar de ter uma estratégia de marketing de conteúdo definida. Um bom conteúdo pode ser visto durante anos, existem conteúdos que são intemporais. Mas, para o conseguir tem de ter a sua estratégia estabelecida, não correndo o risco de produzir conteúdo que ninguém vai ver.

O que é bom conteúdo?

Primeiramente, importa definir o que é um bom conteúdo. No entanto, não existe uma definição exata para esta questão.

Um bom conteúdo será acima de tudo aquele que é capaz de impactar os seus seguidores e de ser entendido por estes como algo que lhes acrescenta valor.

Impactar a audiência.

O importante é não confundir conteúdo com publicidade. Limitar-se a falar de si e do seu produto não é produzir conteúdo, é publicitar-se.

E para se publicitar cria anúncios publicitários, certo? Então quando cria conteúdo não pode ser egocêntrico, nem tão pouco fazer publicidade.

Tem de pensar sobretudo no seu público-alvo e em como o pode ajudar. Pense quais são as dores, problemas, sonhos e expectativas dos seus potenciais clientes. Como pode através do seu conteúdo ajudá-los?

10 segredos da produção do conteúdo

1.Conheça a(s) sua(s) persona(s)

Acredite este segredo parece básico mas muito do fracasso de estratégias de marketing de conteúdo devesse à falta de conhecimento das personas.

E as personas são a base para a construção do bom conteúdo. Como sabe, o conteúdo tem de ser sempre construído para impactar as suas personas, logo não pode nunca deixar de as conhecer ao pormenor.

Depois de conhecida a sua persona perceba o que esta espera de si e o que a sua empresa tem para lhe oferecer.

Descubra as dores, as necessidades, os desejos e as expectativas da sua persona e tenha isso em mente na altura de produzir o conteúdo.

2.Defina os seus objetivos

Toda as estratégias servem um objetivo e uma estratégia de marketing de conteúdos não é exceção.

Definir quais são os objetivos com a produção do seu conteúdo ajuda-o a perceber a direção que deve seguir, bem como a medir os resultados das suas ações.

Assim, pode ter diferentes objetivos, como por exemplo, aumentar a visibilidade, alcançar notoriedade, gerar leads, atrair tráfego. Consoante os seus objetivos crie diferentes conteúdos.

3. Descubra o que faz a concorrência

Atenção, a ideia não é copiar o que os seus concorrentes fazem.

A verdade é que é importante perceber que tipo de conteúdo os seus clientes criam, como o de distribuem, de que forma o fazem e como a audiência deles reage perante esse mesmo conteúdo.

Desta forma, pode não repetir o que eles fazem mal e tirar ideias do que eles fazem bem para fazer ainda melhor.

4. Defina que mensagem quer passar aos seus seguidores

Já sabe quem é a sua persona, definiu os seus objetivos e estudou a concorrência. Agora já está preparado para definir que mensagens quer passar aos seus seguidores.

Com todos os passos anteriores em mente, pense nos principais tópicos que quer abordar e que vão servir quer as expectativas da sua audiência, quer os seus objetivos.

mensagem para os seguidores

5.Conteúdo adaptado às diferentes etapas

Crie diferentes conteúdos para as diferentes etapas do funil.

Em cada etapa os seus clientes têm diferentes necessidades, à medida que os mesmos vão avançando na jornada vão ficando mais preparados para comprar.

O conteúdo do topo do funil deve ter como objetivos informar, educar e dar a conhecer uma solução ao público. Já um conteúdo de meio do funil deve servir para envolver, qualificar e nutrir a sua lead. Por fim, um conteúdo do fundo do funil já pode encorajar o seu potencial cliente para a compra.

6.Utilize diferentes canais para distribuir o conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo não deve estar dependente de um só canal para a entrega desse conteúdo.

O ideal é utilizar diferentes canais e ligá-los entre si.

Por exemplo, quando cria um artigo no seu blog, esse pode ser partilhado nas suas redes sociais e enviado por email. A partilha de conteúdo será muito maior do que quando só publica o artigo no blog.

7. Distribua o mesmo conteúdo em diferentes formatos

Se tem um bom conteúdo, aproveite-o e utilize diferentes formatos para o distribuir.

Por exemplo, um vídeo do Youtube pode ser dividido em pequenos vídeos e divulgados no IGTV, nas stories, no Facebook e no LinkedIn. Pode ainda transformá-lo num podcast.

O importante é adaptar sempre o conteúdo ao canal onde este vai ser distribuído.

8. O conteúdo deve ser contínuo, consistente e convincente

Contínuo, consistente e convincente: assim deve ser o seu conteúdo.

Continuidade não significa que tenha de produzir conteúdos diariamente. Mas, tem de fazê-lo regularmente e de forma contínua, para não transmitir a sensação de abandono ou de que produz quando lhe apetece.

A consistência ajuda-o a conquistar os seus seguidores e alcançar autoridade. Quando escreve de forma consistente e oferece conteúdos relevantes para os seus seguidores, estes vão habituar-se aos seus conteúdos e vão sentir a sua falta se não os produzir. Se semanalmente habitou os seus seguidores a lançar um vídeo, tem de ser sempre consistente nessa produção.

Esta pode ser a parte mais difícil da produção do conteúdo: convencer os seus seguidores. Para tal, deve ter sempre presentes os valores e a essência da marca. Partindo destas premissas criar conteúdo onde inclua argumentos que vão convencer o seguidor do seu ponto de vista, ou seja, de que a sua marca é o que eles precisam.

9. Crie um calendário de conteúdo

Ter um calendário de conteúdo permite-lhe ter uma noção clara do conteúdo que vai produzir e de quando vai ser lançado.

Assim, pode colocar no seu calendário o conteúdo que vai lançar, onde o vai lançar, em que formato e em que dias ele sairá.

Dessa forma, irá garantir que nunca se esquece de nenhum conteúdo e que mantém a consistência das publicações.

analise de resultados

10. Analise os resultados do conteúdo

De nada lhe serve produzir conteúdo se não analisar regularmente os resultados do mesmo.

Como tal, defina quais são os KPIs mais importantes que deve avaliar para perceber se está no caminho certo.

Acredite que uma estratégia de conteúdo demora tempo até gerar bons resultados, mas é a melhor forma para garantir a conquista dos seus clientes.

Segredo extra

Experimente o Swonkie para agendar e avaliar os conteúdos produzidos para as suas redes sociais. Vai perceber que nunca foi tão fácil ter todos os seus conteúdos agendados.

Além do mais consegue ter acesso a relatórios em segundos. Quer melhor ajuda do que esta? E os primeiros 14 dias são grátis!

experimentar_gratis_swonkie-1