Ter um perfil de Instagram é como ter uma montra virtual da nossa marca, é um canal de comunicação e de promoção de produtos ou serviços com pouco ou orçamento reduzido. Mas pode ser muito mais, através da funcionalidade Instagram Shopping.

Que o Instagram é um sucesso entre diversos públicos não é uma novidade para ninguém. Contudo, algumas marcas, desde os pequenos aos grandes negócios, ainda não são capazes de aproveitar todas as ferramentas que a rede social disponibiliza. Um exemplo deste pouco aproveitamento é a utilização do Instagram Shopping. Esta é uma poderosa ferramenta para um negócio, principalmente no presente cenário de distanciamento social em tantos países como Portugal, Brasil e Espanha.

A pensar no potencial da ferramenta, reunimos aqui os 7 pontos essenciais para ajudar a perceber e a construir uma montra online no Instagram da tua marca.

O que é o Instagram Shopping?

É preciso, antes de mais, perceber que o Instagram não é apenas mais uma Rede Social que procura a fidelização dos consumidores através da interação e do engagement nos posts e nas mensagens de inbox. Agora, mais do que nunca, é fundamental encara-lo também como uma plataforma de vendas, principalmente através do Instagram Shopping promovendo as Compras no Instagram. 

Como funciona o Instagram Shopping?

O Instagram resume a sua ferramenta de compras em três verbos:

“Veja, toque, compre.”

Ou seja, as marcas podem identificar os seus produtos nos posts, transformando todas as publicações em possibilidade de venda.

Em apenas um clique nos produtos, os usuários do Instagram poderão ver mais detalhes sobre eles, outras imagens e itens semelhantes.

Quem pode usar o Instagram Shopping?

A ferramenta Shopping do Instagram está disponível para as contas comerciais de alguns mercados, como do Reino Unido, da França, da Itália, da Espanha, do Brasil e de Portugal. Assim, basta possuir um perfil comercial e estar presente em um mercado já aprovado pelo Instagram, para usar a plataforma de vendas do Instagram!

Contudo, o Instagram, tal como o Facebook, possui algumas políticas relacionadas com a venda de produtos nas suas plataformas.

Não é possível utilizar o Instagram Shopping para a comercialização de produtos como material médico, automóveis e combustíveis, máquinas perigosas, bilhetes para eventos, serviços, produtos de saúde, álcool, animais, drogas, tabaco, entre outros.

Como usar o Instagram Shopping?

O primeiro passo é criar a Loja Online no Facebook, configurar todos os produtos nesta e ligar a conta de Instagram à conta de Facebook.

Depois basta identificar os produtos! A funcionalidade está disponível para diversos formatos. Dessa forma, é possível identificar os produtos nas fotos, vídeos e nos stories criados e publicados pela marca.

Quando usar o Instagram Shopping?

A ferramenta pode e deve ser usada no dia a dia do negócio.

Sempre que os conteúdos envolverem produtos, basta marcá-los. Desta forma a audiência terá um contato mais direto com os produtos, com as características dos mesmos, aumentando a oportunidade de venda.

É importante, apostar em bom conteúdo para representar a marca e produtos. Investir em boas fotos, incluir digital influencers e no reposts de conteúdos relevantes criados pelos consumidores!

Quanto custa usar o Instagram Shopping?

A funcionalidade de compras do Instagram é completamente GRATUITA e, para começar a usá-la, basta inserir os produtos agora mesmo na Loja Online do Facebook, no Facebook Business.

Compras no Instagram

Porque usar o Instagram Shopping?

Além de fácil, esta é também uma forma de expandir a montra da nossa loja a um nível web, ou seja, mundial. Como também contribui para o brand awareness do negócio, abrindo a possibilidade de aumento das vendas e, ao mesmo tempo, simplificando essa experiência.

A funcionalidade de vendas do Instagram é um canal de publicidade muito subtil, e muito menos invasivo do que por exemplo conteúdo de inbound.  

Um canal de vendas gratuito!

As marcam devem valorizar as ferramentas disponíveis e, principalmente, as gratuitas.

Agora que já conhece os “como, quando, onde e porquê” do Instagram Shopping, está na hora de investir tempo e cuidados na criação do seu catálogo no Facebook.

E, é claro, que o Swonkie estará cá para ajudar a facilitar na divulgação e comunicação dos seus produtos.

experimentar swonkie