O Google My Business é uma ferramenta gratuita da Google, que permite a criação de uma página de empresa.

Com a página criada, e de acordo com o termo de pesquisa utilizado, e a localização do utilizador, a empresa é apresentada no motor de pesquisa da Google ou no Google Maps.

A visibilidade e o alcance conseguidos, através desta plataforma, são incríveis quer para negócios locais, quer para negócios digitais.

Mas, quais serão mesmo as vantagens, que uma conta Google My Business, pode ter para um negócio?

Porquê utilizar o Google My Business?

O Google My Business é uma janela aberta para a divulgação do seu negócio, e para a conquista de novos clientes.

Certamente, já utilizou por diversas vezes, o motor de pesquisa da Google ou o Google Maps, para procurar um negócio. Da mesma forma que o faz, também os seus clientes o fazem.

Assim, tendo uma conta Google My Business, o seu negócio pode ser conhecido por novos potenciais clientes, e sem necessidade de um grande investimento.

Por exemplo, se procurar por um restaurante vegetariano, as opções vão surgir tendo em conta a proximidade do restaurante, a relevância para a pesquisa e a qualidade das avaliações dos clientes.

Procura no motor de pesquisa por  restaurante vegetariano.

Criar a sua conta no Google My Business

Para criar uma conta no Google My Business precisa de preencher alguns dados, tais como:

1.Nome da empresa  e categoria

2.Localização

Quando se trata de um negócio físico, a morada é muito importante, para poder ser facilmente encontrado pelos seus clientes.

3.Informações de contacto

Além do contacto telefónico, que é fundamental para que os seus clientes o contactem, o Google pede também que coloque o URL do seu site. Contudo, se não tiver um site, o Google disponibiliza-lhe um.

4.Horários da sua empresa

Através desta opção, consegue garantir que os seus clientes estão sempre atualizados sobre o seu horário. Pode também adicionar horários especiais, para datas pontuais, onde o horário de funcionamento será diferente.

5.Descrição da empresa

Quanto mais detalhada for esta descrição, mais os seus potenciais clientes saberão o que poderão encontrar no seu  negócio. Portanto, faça uma descrição detalhada da empresa e evidencie todos os seus pontos fortes.

 6.Fotografias

Além do logótipo da empresa, e da fotografia de capa, deve colocar fotografias dos seus produtos, do interior do espaço e do exterior da sua loja.

7.Publicações

O Google My Business permite que crie publicações para anunciar um evento, uma oferta, uma atualização ou um novo produto. Face à situação da atual pandemia, as empresas têm também a opção de informar os seus clientes de alterações devido à Covid 19.

Publicações Google My Business.

Vantagens de ter o seu negócio no Google My Business

Divulgação e alcance

Ter presença no Google My Business, é uma excelente forma de divulgar o seu negócio, e aumentar o alcance do mesmo.

Além de estar a divulgar o seu negócio na Internet, está a apresentá-lo a quem está à sua procura. Dessa forma, a sua empresa é mostrada a quem está quase pronto para comprar o seu produto/serviço.

O alcance do seu negócio local passa assim, a ser da sua cidade para toda a Internet.

Por exemplo, qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pesquisando por “restaurante Braga” terá acesso aos perfis de restaurantes em Braga.

SEO local

Ter o seu negócio no Google My Business aumenta a indexação do seu site nos motores de busca. Consegue assim melhorar o seu SEO local , e sem ter de perceber de otimização no motor de pesquisa.

A maior parte das pessoas não vai além da primeira página do Google, como tal, conseguir que o seu negócio apareça indexado na primeira página é incrível.

Vantagem sobre a concorrência

Para uma empresa local, ter uma conta nesta plataforma, pode representar um fator de vantagem perante os seus concorrentes, que não a tenham.

Os consumidores procuram tudo na Internet, logo ao procurarem, no motor de pesquisa, por negócios na sua área, vão encontrar o seu. No entanto, os seus concorrentes, que não tem presença nesta plataforma, não vão aparecer.

Haverá, assim, uma maior probabilidade do seu negócio ser escolhido, ficando em vantagem em relação à concorrência.

Google My Business.

Interação com os clientes

É certo, que ter uma conta nesta plataforma da Google, permite-lhe aumentar a interação com os seus clientes. Contudo, é preciso alimentar esta interação.

Como tal, é muito importante responder sempre aos comentários dos seus clientes, sejam eles positivos ou negativos. Segundo o mesmo estudo da Bright Local, dos consumidores que leem os comentários, 97% lê também as respostas das empresas.

Então, mesmo que o seu consumidor tenha tido uma experiência negativa, a forma como responde ao comentário, poderá fazer toda a diferença para quem vai contactar a primeira vez com a sua marca.

Estatísticas

O Google My Business permite-lhe ter acesso a diversas estatísticas como, por exemplo:

  • Onde os clientes encontram a empresa: se pesquisaram diretamente o nome no motor de pesquisa, ou se a encontraram através de uma pesquisa indireta;
  • Ações de clientes: visita website, direções, contacto;
  • Fotos: visualizações e quantidade de fotos publicadas;
  • Opinião dos clientes: avaliações e características que eles reconhecem ao negócio.

Como otimizar a sua página do Google My Business

1.Tenha sempre os seus dados atualizados

Garanta que mantém sempre todos os seus dados atualizados, e de acordo com os dados do seu Website. Não o fazer pode contribuir para uma eventual perda de clientes.

Por exemplo, não atualizar o seu horário pode fazer com que um potencial cliente se desloque à sua empresa e esta esteja fechada. Além desse cliente ficar com uma má impressão da sua empresa, pode partilhar essa mesma impressão com outras pessoas.

2.Incentive a interação dos seus clientes

É importante estimular os seus clientes a avaliarem o seu negócio.

Se no final da visita o seu cliente se mostra satisfeito com o seu serviço, incentive-o a deixar um comentário no Google.

E não se esqueça , responda sempre aos comentários, isso aumenta a interação com a página e deixa os seus clientes satisfeitos.

Interação com os clientes no Google My Business.

3.Crie publicações

Desde 2017, que o Google My Business permite que sejam feitas publicações e haja partilha de conteúdo entre as empresas e os consumidores.

Como tal, deve aproveitar esta funcionalidade para criar conteúdo, que acrescente valor ao seu negócio.

  • Divulgue ofertas e promoções;
  • Adicione eventos da sua empresa;
  • Adicione novos produtos;
  • Alerte para novidades da sua empresa ou da sua área de atuação.

4.Analise as estatísticas

Aproveite todas as estatísticas, que o Google My Business oferece, e analise-as todas:

  • Perceba se os seus clientes o encontram através da pesquisa indireta ou direta;
  • Descubra que tráfego a plataforma gera para o seu Website;
  • Analise de que área os seus clientes chegam: é importante perceber a localização geográfica dos seus clientes. Caso queira fazer campanhas, pode segmentar as mesmas por localização, e assim percebe quais áreas geográficas deve incluir;
  • Perceba se os utilizadores viram as suas fotos, a sua localização e as suas avaliações;
  • Analise a quantidade de chamadas telefónicas que recebe, e perceba se está a conseguir dar resposta a todas elas.

Dica: se percebe que os seus clientes têm dúvidas muito parecidas, pode acrescentar essas informações na descrição do seu negócio, e facilitar assim o percurso do seu cliente.

Pronto para criar uma página no Google My Business?

Depois de descobrir todas as vantagens de ter uma conta Google My Business, e de descobrir como pode otimizar a mesma, é altura de criar a sua.

Seja o seu negócio local ou digital, tire partido de todas as mais valia que o Google My Business lhe pode oferecer.

E não se esqueça de partilhar o seu negócio connosco. Queremos muito conhecê-lo.

Experimentar Swonkie.