Criou um blog, mas está a ser difícil ter resultados com o mesmo? O seu blog está cheio de artigos fantasma, artigos que ninguém lê?

A verdade é que criar um blog é uma tarefa fácil, o difícil é conseguir produzir artigos de qualidade e conseguir atrair audiência para o seu blog.

Para o ajudar vamos explicar-lhe como pode utilizar o seu blog a favor da sua marca.

O BLOG É SEU

Por muito que as redes sociais sejam importantes numa estratégia de marketing, a verdade é que as mesmas não lhe pertencem, são propriedade de terceiros à qual acede de forma gratuita.

Imagine que amanhã o Facebook ou o Instagram desaparecem ou que vê a suas contas bloqueadas? Como vai comunicar com os seus clientes? Se tiver um blog esta comunicação está assegurada. O blog é propriedade sua e como tal não deve descuidar o conteúdo que publica no mesmo.

Além de que, ter um blog é uma excelente forma de construir autoridade dentro da sua área. Quando publica artigos de qualidade estes tendem a ser partilhados e a sua marca será reconhecida no mercado.

Já para não falar que há “alguém” que está sempre atento ao que publica no seu blog. Quem? O Google, claro. Ao publicar bons conteúdos no seu blog, que sejam partilhados, e que estejam otimizados para SEO tens grandes probabilidades de aparecer nas primeiras pesquisas do Google e aumentar assim a visibilidade da sua marca.

O QUE ESCREVER NO BLOG

A grande dificuldade não é criar um blog, é saber o que escrever no blog. O sucesso do mesmo está dependente da qualidade dos artigos e do quanto estas vão ao encontro do que a sua persona precisa.

O que escrever no blog?

Para saber o que a sua persona precisa tem de conhecer a mesma, claro. E perceber como os seus artigos vão poder ajudá-la nas suas dores e nos seus problemas. Quanto mais relevante for o seu conteúdo mais perto estará do sucesso.

Existem algumas ferramentas como o Buzzsumo, o Google Trends, o Answer the Public ou o KWFinder que o podem ajudar a descobrir quais os principais assuntos que são mais procurados na sua área.

É também importante ter fontes de inspiração para os seus artigos. Seguir bons blogs, quer sejam ou não relacionados com a sua área vai ajudá-lo a melhorar a qualidade dos seus artigos.

UM BOM TÍTULO VAI AJUDAR

Um dos elementos mais importantes na escrita dos seus artigos é o título. É este elemento que vai captar a atenção do leitor e que o vai fazer decidir se abre ou não o seu artigo.

Afinal, do que servirá escrever um artigo com um conteúdo incrível se não conseguir que a sua audiência o leia? De pouco ou nada servirá.

O título dos seus artigos deve ser conciso, claro e otimizado para a pesquisa. Ou seja, o leitor deve ser capaz de através do seu título perceber qual é o tema do artigo. O mesmo deve também conter a palavra-chave do seu artigo e ser criado pensando na forma como o utilizador vai procurar o seu produto no Google.

Idealmente deve utilizar palavras emocionais e poderosas que levem o utilizador a querer descobrir mais sobre o tema. Quanto mais utilizar palavras capazes de despertar emoções na sua audiência maior é a probabilidade da mesma ler os seus artigos.

O título perfeito tem obrigatoriamente de:

1.Chamar a atenção;

2.Gerar curiosidade;

3.Oferecer um Benefício;

4.Atrair o público-alvo.

Exemplos de títulos que captam a atenção

Estes 10 títulos podem ajudá-lo na criação dos seus artigos. Adapte-os à sua marca e construa artigos de sucesso.

Escrever títulos que captem a atenção.

Garanta sempre que o conteúdo do seu artigo vai ao encontro do que prometeu no título, caso contrário os seus seguidores ficarão desiludidos com a sua marca.

  • 7 __________ Erros Que Todos __________ Fazem
  • 5 Segredos __________ Que Os Especialistas Não Querem Que Tu Saibas
  • __________ Como Um Especialista Em 5 Passos Simples
  • 10 Dicas Simples Para __________
  • O Top 3__________ Que Estão A Sabotar O Teu Sucesso
  • 7 Mais Populares __________ Mitos
  • 12 Prós E Contras De __________
  • 5 Mais Assustadores/as __________
  • Como __________ Em Metade Do Tempo
  • 8 Maneiras Mais Rápidas De __________

ESCREVA DIFERENTES ARTIGOS

A variedade de artigos é importante para conquistar seguidores para o seu blog. Escrever sempre os mesmos artigos, sobre os mesmos temas vai tornar-se cansativo para si e para os seus leitores.

Como tal, vá escrevendo diferentes artigos, com diferentes objetivos e tendo sempre como foco as dores e problemas da sua persona.

Artigos de opinião

Escrever artigos em que partilha a sua opinião sobre temas importantes da sua área ou temas da atualidade que podem ser relevantes para os seus leitores é uma excelente forma de conquistar autoridade na sua área.

Pode também utilizar estes artigos para pedir a opinião dos leitores sobre o tema e incentivar assim a interação dos mesmos com a sua marca.

Exemplo: ” Descubra os 5 motivos que me levam a adorar a nova campanha da Coca-Cola”

Artigos comparativos

Pode utilizar os artigos comparativos para fornecer à sua audiência comparações entre os seus produtos. Apresente as diferenças entre uns e outros e diga de que forma uns podem ser mais apropriados para quem tem um certo tipo de necessidades e outros para outro tipo de necessidades.

Por exemplo, se vende carros faça artigos comparativos de modelos e explique como cada modelo serve diferentes necessidades do seu público. Desta forma, irá ajudar os seus clientes a tomar a melhor decisão de compra e facilita todo o processo.

Exemplo: “Qual é o melhor carro para uma família numerosa?”

Artigos com listas

Os conteúdos em lista tendem a ser de rápido consumo e de fácil memorização. São por isso ótimos para captar a atenção dos seus seguidores.

Ao criar uma lista dá à sua audiência uma noção clara da informação que a mesma vai encontrar no seu artigo. Pode criar listas com dicas da sua área, com ferramentas que vão ser úteis ou revelando segredos, por exemplo. Certamente, na sua área existem muitos temas que podem ser transformados em listas.

Exemplo: “7 aplicações incríveis que vão mudar para sempre a forma como produz o seu conteúdo”

Artigos de inspiração

Partilhe nos seus artigos histórias que inspirem a sua audiência. Pode começar por partilhar a sua própria história. Conte como nasceu a ideia de criar a sua marca e o que o motiva a lutar pelo seu projeto.

Utilize as histórias para inspirar os seus leitores e os conseguir ligar emocionalmente à sua marca.

Qual é a tua história?

Artigos que ajudam a ultrapassar problemas

Escreva sobre aqueles que sabe que são os principais problemas da sua persona e explique como a mesma os pode ultrapassar.

Muitas vezes estes artigos ajudam as pessoas a tomarem consciência de um problema que até à data desconheciam.

Ao ajudar os seus leitores a resolver problemas eles vão reconhecer essa ajuda e na hora de comprar vão lembrar-se da sua marca.

Exemplo: “Aprenda a treinar o seu cão em casa.”

Artigos que explicam como fazer

Escreva artigos que explicam, por exemplo, “como fazer passo a passo” ou “como fazer mais rápido” e ensine a sua audiência a fazer coisas importantes da sua área.

Afinal uma das perguntas que o Google mais recebe é “Como fazer”. Por isso aproveite este fator e perceba o que é mais procurado na sua área e escreva artigos explicativos.

Exemplo: ” Como fazer o melhor bolo de chocolate do mundo passo a passo.”

DIVULGUE OS SEUS ARTIGOS

Agora que já sabe que tipo de artigos pode escrever precisa de saber como os divulgar. Quanto mais divulgar os seus artigos mais interação pode conseguir com os mesmos e melhor classificado o seu blog irá ficar no motor de pesquisa.

Mas, onde e como pode divulgar os seus artigos.

1. Nas redes sociais

A partilha dos seus artigos nas redes sociais é indispensável e pode ser feita de várias formas.

Pode divulgar os seus artigos no Facebook e no LinkedIn partilhando um excerto do mesmo e deixando o link para o seu blog.

No Instagram crie uma publicação relacionada com o tema do seu artigo e colocar o link na bio ou pode ainda fazer uma sequência de histórias com perguntas sobre o tema do artigo e no final direcionar os seguidores para a página do artigo.

No Twitter deixe um tweet sobre o tema e coloque o link do artigo.

É também essencial que no seu blog tenha botões que permitam à sua audiência a partilha dos seus artigos nas redes sociais de forma rápida.

2. Através do email

O ideal é ter uma caixa de subscrição de newsletter em sítios estratégicos do seu blog e incentivar os leitores a deixarem o email.

Uma parte das pessoas que chega ao seu blog poderá fazê-lo uma única vez. Ao conseguir reter os emails dessas pessoas, pode enviar os seus artigos por email e ir conquistando seguidores para a sua marca.

Pode também ter uma oferta exclusiva para quem subscrever a sua newsletter e conseguir, dessa forma, aumentar a sua rede de contactos.

NÃO ABANDONE O SEU BLOG

É normal que nos primeiros tempos não esteja a ter os resultados esperados com o seu blog. Este tende a gerar resultados a longo e é preciso dedicação da sua parte para chegar aos objetivos pretendidos.

Ter frequência e consistência na publicação dos seus artigos é fundamental para garantir o sucesso do mesmo. Como tal, defina um calendário editorial e publique frequentemente.

Por fim, lembre-se que todos os seus artigos são importantes e deve mantê-los “vivos”. A forma de o conseguir é colocando ligações nos seus artigos mais recentes para os seus artigos mais antigos.

Estas ligações vão ajudar a melhorar a classificação do seu blog no motor de pesquisa e garantem que o utilizador passa mais tempo a consumir o seu conteúdo.

Preparado para dar vida ao seu blog?