A criação de Conteúdos, deixou de ser há muito uma simples criação de publicações aleatórias para as Redes Sociais. Hoje, quem cria conteúdos, precisa de uma estratégia de Redes Sociais para alimentar uma audiência cada vez mais difícil de conquistar que deve incluir 4 tipos de conteúdos obrigatórios.

Uma estratégia de Redes Sociais vai muito para além da definição de quais as Redes onde a marca deve estar presente ou no formato a usar nos conteúdos, se um vídeo ou uma foto. É essencial existir uma calendarização de conteúdos interessantes e relevantes que despertem a atenção da audiência.

Não há dúvida que hoje os gestores de Redes Sociais estão sempre à procura do melhor conteúdo, das tendências do momento. Ou até mesmo de todos os posts que se tornem virais para se inspirarem na criação do melhor conteúdo, que seja capaz de passar autoridade, de criar valor, de ter engagement e acima de tudo que ofereça algo que a audiência precisa.

Repararam nestas últimas palavras referidas acima? Não?! Vamos repetir: Autoridade, Valor, Engagement e Oferta. É exatamente sobre isso que vamos falar hoje.

Uma estratégia de Redes Sociais é indissociável da criação de conteúdo. Não há estratégia sem criação de conteúdo.

Mas como podemos afinal organizar o nossos conteúdo?

conteúdos para redes sociais

No Swonkie definimos a nossa estratégia de conteúdos assente nestes quatro pilares de Autoridade, Valor, Engagement e Oferta. Os conteúdos criados têm sempre como referência estes eixos orientadores para percebermos o que efetivamente impacta mais na nossa audiência.

Autoridade

Começamos pelo topo. Esta é sem dúvida a meta, a linha de fundo, a tão almejada posição, difícil de alcançar no curto prazo sem uma estratégia de conteúdo.

A principal função destes conteúdos como o próprio nome indica é criar autoridade para a uma marca e negócio. É através da criação de conteúdos de relevância que coloquem a marca e negócio como uma referência para que sempre que exista um tópico ou tema sobre determinado assunto, a marca seja lembrada como uma referência. Este tipo de conteúdos além de aumentar o share-of-mind da audiência sobre a marca, potencia também a criação de um valor acrescentado de partilhas e o tão famoso word-of-mouth sobre aquilo que a marca assume como sendo conteúdo de referência.

No Swonkie, a nossa aposta passa pela criação de conteúdos de autoridade sobre as redes sociais e temas circundantes ao marketing digital. Desta forma pretendemos assumir-nos como marca de referência enquanto plataforma de Gestão de Redes Sociais com a criação de conteúdo útil e emergente para que a nossa audiência nos referencie como uma autoridade.

As regras de ouro assentam na relevância, consistência e na regularidade de conteúdos. Assim é possível construir uma estratégia que de facto confira autoridade, mas que acima de tudo permita perceber como os utilizadores reagem aos conteúdos para avaliar e redefinir os próximos.

Blog Swonkie, estratégia de conteúdo

O lançamento do nosso blog, foi efetivamente um dos maiores índices ativos desta nossa estratégia. Ao longo prazo, com uma estratégia consistente e regular de criação de conteúdos estamos a construir a nossa autoridade.

Mas a autoridade não vive só do online! Deve ser coabitada também com uma estratégia offline, seja com eventos, workshops ou outros que potenciem a notoriedade da marca junto dos temas onde se pretende ser referência. O Social Media Hackathon (SMH), o maior evento de redes sociais em Portugal criado em 2019 pelo Swonkie, fez parte da estratégia da marca para fortalecer a sua autoridade. Através de um evento único sobre as Redes Sociais, e que preenche uma lacuna nos eventos de marketing digital no Norte do País, trabalhamos também este eixo de autoridade.

Um dos indicadores de autoridade que mais destacamos além do tráfego gerado, é perceber se os conteúdos são partilháveis ou mencionados por outros players presentes no mesmo mercado de referência. Um exemplo prático, é por exemplo a menção ao Swonkie no blog da Rock Content, uma das principais referências de criação de marketing de conteúdo na América Latina.

Já pensou nisto? Quais as formas através do online e do offline que podem ajudar a criar a autoridade para a sua marca?

Valor

Em consequência da autoridade, o valor tem como objetivo não fazer lembrar apenas a marca, mas satisfazer também uma necessidade da audiência. Podemos criar imenso conteúdo, e até de uma forma regular e consistente, mas se não gerar qualquer interesse para a audiência, então não terá qualquer valor.

Mas como criar então conteúdo de valor?

Não é necessário de ter uma criatividade capaz de ganhar um Leão de Cannes, basta uma auscultação atenta nos canais de comunicação para entender o que nossa audiência, ou até mesmo uma audiência semelhante, procura.

Todos nós temos bloqueios criativos, mas é preciso combatê-los!

Existem fóruns como o Quora ou o Reddit, onde se pode perceber quais os temas de relevância para cada negócio. Ambas as plataformas promovem perguntas e respostas para diversos temas. Fazer uma breve pesquisa nestas plataformas são uma boa forma de ter uma noção do tipo de conteúdos de valor para a audiência.

Estratégia de Redes Sociais

Um dos conteúdos mais básicos que criamos no Blog do Swonkie, mas que gerou muito valor para a nossa audiência foi o artigo efetuado sobre as dimensões das fotografias para as redes sociais. Este artigo foi desenvolvido em linha com diversas questões que recebíamos no nosso chat sobre pedidos de esclarecimento acerca do tema. Apostar na criação desse mesmo conteúdo foi bastante positivo, obtendo uma média de visualizações de mais de quarenta por cento.

Como perceber se um conteúdo acrescenta valor?

Só depois de testar e lançar o conteúdo é que será possível perceber o tipo de resultado do mesmo. É fundamental monitorizar o conteúdo e perceber se está a gerar as ações que esperadas, desde o seu engagement ou qualquer outro tipo de ação que pretendíamos. É através da performance que percebemos se o conteúdo criado está a gerar valor para a nossa audiência.

Engagement

Este é, sem dúvida, um eixo que parece mais fáceis de trabalhar mas é também aquele que é capaz de gerar uma maior frustração pelos resultados que pode não gerar.

Este é o tipo de conteúdo preparado para criar interação, contacto e feedback com a audiência e deve ser sempre trabalhado visualmente para gerar esse mesmo tipo de ação.

Com o evoluir das redes sociais percebemos que o engagement é caro, cada vez mais caro quando comparado com uma estratégica apenas orgânica. Numa estratégia o engagement é importante mas apenas numa perspetiva relacional, não devendo ser a única métrica utilizada para medir o sucesso do conteúdo. A não ser, claro, que esse seja apenas o seu KPI de negócio.

Para planear uma estratégia de conteúdos no eixo de maior engagement podemos apostar em:

  1. Conteúdos onde questionamos a audiência sobre algo e onde pedimos o seu feedback. Por exemplo, quando pedimos uma resposta nos comentários, estamos a dizer a alguém que nos importamos com aquilo que pensam e que estamos gratos também pelo seu feedback. Estamos a tentar envolver a nossa audiência.
  2. Conteúdo mais animado e em tom mais humorístico que mostre à sua audiência que a marca não é apenas um negócio com fins lucrativos, mas que é gerido por pessoas com humor, próximas e que se dão a conhecer à audiência.
  3. E por falar em pessoas, exatamente isso: é fundamental mostrar um lado pessoal da marca. Um negócio é gerido por pessoas e mostrar as pessoas que estão por detrás de um determinado serviço ou produto pode fazer a diferença. Vejamos: Quando se lembra da Apple qual nome lhe vem à cabeça? Quando pensa em Tesla? Quando pensa em Facebook? Exatamente isso.
  4. Citações como fonte de valor e inspiração servem também para aproximar as pessoas e as marcas. Por isso mesmo, a partilha de pensamentos, citações e motivações é uma das formas de envolver a comunidade.
Post Engagement na estratégia de Redes Sociais

Este é um exemplo claro de um post de engagement. O seu teor foi puramente o de gerar relação e interação com a nossa comunidade, através da partilha do ambiente mais pessoal da marca. Desta forma chegamos a quase 50% da nossa audiência e com uma taxa de engagement de 20% de uma forma apenas orgânica.

Mas atenção, engagement não é apenas a soma de todos os gostos, comentários ou partilhas. Engagement é muito mais do que um botão de ação. Engagement inclui a emoção que a sua marca é capaz de despertar nos seus seguidores.

Oferta

Por vezes, os negócios com fins colaborativos anseiam por conteúdos onde possam fazer as suas campanhas, as suas promoções e as suas vendas. Sim, é aqui que esse tipo de conteúdo se encaixa mas cuidado, se utilizado de uma forma isolada pode ter o efeito contrário, afastando a audiência com a ânsia em vender.

A oferta aparece em quarto lugar de uma forma propositada, isto porque deve considerar a junção dos eixos anteriores, como o valor e o engagement.

É possível criar as publicações com o objetivo de venda mas ao mesmo tempo é essencial passar valor ao cliente, despertar o cliente para um determinado problema e como o produto ou serviço o pode ajudar.

Embora possa ser um conteúdo misto, o seu resultado deve ser medido apenas por um KPI, as suas vendas. Pode ter imensas visualizações, muito engagement, mas senão resultar em vendas então a sua oferta não é a indicada para a sua audiência.

Podem criar-se dois tipos de conteúdos de oferta:

  1. Uma oferta qualitativa, com um propósito claro de problema versus a solução, onde é demonstrado à sua audiência como ao usar o produto e de que forma este pode melhorar algo e resolver a “dor” que precisa de ser resolvida;
  2. Uma oferta quantitativa, muito focada no preço, onde é demonstrado que pelo preço de X, existe um benefício muito grande para resolver o problema ou necessidade existente.

Ambos devem ser medidos da mesma forma, sendo as vendas são o principal indicador.

Estes são 4 conteúdos obrigatórios que devemos considerar na estratégia de criação de conteúdos para as Redes Sociais

Sim podem utilizar-se também outros, desde que alinhados com a estratégia da marca e que sejam mais ou menos utilizados, em função dos resultados que forem obtidos.

É por isso necessário apostar num acompanhamento regular, onde seja possível comparar todos os conteúdos e a sua performance por eixo.

Se já está a pensar em como gerir e acompanhar todos estes conteúdos em simultâneo, temos a sugestão perfeita!

COMO BONÚS deixamos aqui uma sugestão.

Se já imagina uma enorme folha de excel, com todos os links dos seus conteúdos organizados por datas, com o engagement associado de cada uma das publicações e isso lhe parece uma excelente ideia, é uma opção.

Mas já pensou no tempo que vai demorar? Tempo que pode ser investido na criação de conteúdo de qualidade?

Pois bem, no Swonkie esta tarefa é facilitada! No momento de criação de conteúdos, para todas as suas Redes Socais, em cada um dos seus posts, pode automaticamente colocar uma etiqueta. Esta etiqueta pode ser a referencia do Eixo a avaliar (Autoridade, Valor, Engagement, Oferta). Posteriormente, na área de relatórios do Swonkie existe uma secção onde é possível visualizar a performance dos conteúdos por Etiqueta.

Gestão de etiquetas de conteúdos

É uma excelente opção que permite poupar imenso tempo na análise dos conteúdos. É possível analisar métricas como impressões, alcance ou engagement do conjunto de publicações.

Se ainda não usa o Swonkie, tem agora mais um motivo forte para experimentar!

experimentar swonkie

O que achou destes quatro eixos para a estratégia de conteúdos da sua marca? Já tinha pensado nisto? Que outros eixos trabalha a gestão de conteúdos das suas Redes Sociais?