A produtividade em Marketing Digital não se deve medir apenas pela sua capacidade de realização de tarefas com qualidade, prazos ajustados, menor esforço e custo. Melhorar a produtividade de uma equipa de Marketing envolve ajustar os processos em redor de todas as etapas do marketing digital: estratégia, produção, serviço, performance e conhecimento.

Um dos desafios iniciais é conhecer e entender a equipa. Nem todos os colaboradores têm o mesmo nível de conhecimento, o que pode ser bom pela partilha possível, mas mau atrasando desenvolvimento de processos. Por isso mesmo, investir na formação dos profissionais, no aperfeiçoamento das suas competências é fundamental.

Mas existem outras formas para ajudar a aumentar a performance e ao mesmo tempo capacitar positivamente as equipas.

Ferramentas de Marketing

Há diversos softwares que permitem aumentar a produtividade das Equipas de Marketing Digital, substituindo tarefas realizadas manualmente, garantindo uma maior eficácia em menor tempo, substituindo tarefas repetitivas.

Falamos em plataformas que permitem acelerar rotinas desde organização de informação, à otimização de conteúdos, à gestão de tarefas e projetos, conteúdos de redes sociais, geração de leads, gestão de clientes.  

A otimização de processos é uma forma de reduzir o esforço da equipa, deixando-a com mais tempo para se dedicar a aspetos mais estratégicos.

E a automação no marketing é uma das melhores formas de otimizar processos muito além do Inbound Marketing e no Marketing de Conteúdos.

Aumentar Produtividade Equipa de Marketing

Alguns exemplos de processos que podem ser avaliados para aumentar a produtividade em Marketing Digital são:

E-mail Marketing

A automatização do envio de e-mails permite uma melhor gestão não só ao nível da gestão de conteúdos e fluxo criado mas também do controlo do número de e-mails enviado a cada lead, e quais as ações desta perante cada CTA (Call-to-action). Alguns exemplos de ferramentas que facilitam este processo é o Mailchimp com um plano Gratuito até 2.000 contactos e 10.000 envios por mês, ou o E-goi com diferentes planos a partir de 15€/mês, contactos ilimitados e 10.000 envios por mês.

Análise de Tráfego

Acompanhar o fluxo do tráfego gerado para o nosso website ou landing page é um indicador fundamental das nossas ações de marketing. Uma ferramenta muito útil e gratuita é o Google Analytics possibilitando entre outras funcionalidades, perceber origem do tráfego, avaliar keywords, analisar ações em redes sociais, resultados de e-commerce entre muitos outros.

Pesquisa de Keywords

As keywords são palavras essenciais que devem ser trabalhadas e escolhidas tendo em conta a estratégia de SEO da marca. A otimização para os motores de pesquisa como Google, permite mostrar os resultados da nossa marca em função das palavras procuradas pelo utilizador. Esta é uma estratégia que deve ter em conta não apenas o conteúdo do nosso website, mas também conteúdos para redes sociais, landing pages, artigos de blog. Uma das ferramentas que pode ser utilizada para encontrar as melhores keywords ajustadas à estratégia da marca é o Ubersuggest com uma versão de teste grátis por 7 dias e preços desde 29€/mês.

Gestão de Redes Sociais

As Redes Sociais são cada vez mais canais de comunicação essenciais para as marcas, e a estratégia e criação de conteúdos deve ser bem ponderada, apoiada na estratégia de comunicação da marca. Dado o seu tempo real, são canais que devem estar sempre sob vigia e acompanhamento. Esta é uma tarefa importante para qualquer equipa de Marketing e também aqui é possível apostar em ferramentas que permitem reduzir tempos de trabalho e organizar de forma mais eficaz tarefas mais administrativas.

O Swonkie é uma ferramenta que pode ajudar a aumentar a produtividade das Equipas de Marketing, permitindo a criação, agendamento, publicação de conteúdos para redes sociais, mas não só! No Swonkie pode também ter relatórios de acompanhamento de performance de Redes Sociais em minutos, acompanhar a atividade de marcas concorrentes e até fazer pesquisa de influenciadores. Pode também trabalhar em equipa, utilizando um sistema de workflow com diferentes níveis de acesso de aprovação e até envio externo para aprovação de conteúdos, sem que a pessoa tenha uma conta no Swonkie. Tudo num único local!

Performance Redes sociais

Geração de Leads

Implementar campanhas com recolha de informação via landing pages é uma das formas mais eficazes de trabalhar a geração de leads, seja a sua fonte redes sociais ou e-mail marketing. Existem diferentes softwares que podem ajudar a estruturar este processo, reduzindo o tempo de construção e análise desta atividade aumentando a performance da equipa de Marketing. Ferramentas como  WElead, Closum ou RDStation podem ser utilizadas nestes processos.

Inquéritos à Satisfação

Existem diferentes momentos onde é essencial recolher a perceção do cliente sobre o produto contratado, e esta informação é vital para a equipa de marketing avaliar processos, produto ou serviços prestados, reajustar estratégias e ações. Uma da ferramentas que pode ser utilizada é o SurveyMonkey que permite recolher dados qualitativos e quantitativos através de questionários.

Gestão de processos internos

As atividades de uma Equipa de Marketing são diversas e muito abrangentes, sendo a sua organização e gestão essencial para melhorar a performance. O registo de pendentes, prioridades, tempos de execução, metas pode ser definido com uma frequência trimestral para que toda a equipa tenha a noção exata dos objetivos estratégicos da marca, por forma a colaborar nesse mesmo sentido. Embora a gestão dos processos internos esteja muito focado em estratégia, existe também a definição de projetos e tarefas subjacentes a esta que podem ser registadas e acompanhadas ao longo do tempo através da utilização de ferramentas como o Trello que possui um plano gratuito para sempre, com até 10 boards para gestão de equipas.

Comunicação Interna

Como em qualquer equipa, a comunicação interna na Equipa de Marketing é um dos pontos essenciais para melhorar a sua performance. Assim, utilizar ferramentas de comunicação eficazes, rápidas e práticas é a melhor forma de dar à equipa meios que permitam melhorar internamente na sua relação, nas suas atividades. O Slack é uma das ferramentas de comunicação interna mais utilizada pelas equipas, sendo uma forma dos elementos comunicarem de forma privada ou em grupo de discussão, em real time, partilhando ficheiros ou outros conteúdos e ferramentas  interessantes graças às diversas integrações possíveis.

Produtividade e Performance de Marketing

Uma Equipa de Marketing com processos mais estruturados, alinhados e conhecidos é mais eficaz e poderá obter uma melhor performance.

O Marketing é essencial para qualquer negócio ou marca, seja em grandes ou pequenas empresas, deve existir um responsável de processos e ações de Marketing alinhados com os objetivos da empresa e restantes departamentos desta.

Uma equipa de marketing pode por isso ter 1 ou 50 elementos, em qualquer dos casos a organização e estrutura em processos é fundamental.

Uma outra vantagem na utilização de ferramentas de marketing em processos automatizados é que estas permitem uma melhor análise de dados sobre eficiência e produtividade dos processos de marketing, permitindo um melhor acompanhamento ao nível dos KPI’s (Indicadores de Performance) e o melhor de tudo é que podem ser medidos em tempo real.

A sua equipa de marketing tem os meios necessários para melhorar a sua performance?