O termo algoritmos é já muito comum para quem trabalha na área do Marketing Digital. Mas será que todos conhecem e sabem como funcionam?

Os algoritmos contribuíram muito para a evolução tecnológica das últimas décadas e são cada vez mais complexos. No Marketing Digital, os algoritmos têm com o objetivo entender o comportamento humano na internet, em especial, nas Redes Sociais.

Mas existem também outras vantagens dos algoritmos para o Marketing, e conhecê-los pode contribuir para melhorar a Estratégia Digital das marcas.

Vamos então saber como funciona e o que é um algoritmo.👇

1.  O que é um algoritmo?

Antes de começar o tópico, vamos compreender o conceito matemático de algoritmo. O termo pode ser entendido como uma sequência de raciocínios, instruções ou operações para alcançar um objetivo, sendo necessário que os passos sejam finitos e operados sistematicamente.

Alguns exemplos práticos de algoritmos são: as receitas culinárias, o manual de instrução de aparelhos, as funções matemáticas e até mesmo páginas da Web, como por exemplo o Swonkie 😉

Performance Redes sociais

Vamos pensar numa receita culinária, por exemplo. A receita tem os ingredientes necessários (dados de entrada), inclui o passo a passo para realizar a receita (processamento ou instruções lógicas) e termina com a produção do prato finalizado (atinge um resultado).

Um algoritmo, conta assim com a entrada (input) e saída (output) de informações, controladas por um conjunto de instruções.

2.  Os algoritmos no dia a dia

Os algoritmos têm especial notoriedade nas Redes Sociais. Nestas eles são usados correntemente e de formas muito diversas para, por exemplo, sugerir amigos, para apresentar publicidade, para coletar dados pessoais, entre outras funcionalidades.

Mas não é só nas Redes Sociais!

Sempre que se faz uma compra em lojas Online, como a Amazon, à informação que é guardada para que, mais tarde, esses mesmos dados sejam utilizados num novo algoritmo de sugestão de produtos similares. Desta forma são recolhidas informações de preferência que permitem às lojas ter um atendimento mais ajustado, oferecendo produtos que tenham uma maior chance de ser comprados pelo cliente.

O mesmo se passa no caso de outros serviços como os serviços de streaming, é o exemplo da Netflix, que utiliza informação anterior para recomendar programas, séries, filmes mais ajustados às preferências do cliente.

3. Quais os principais benefícios dos algoritmos?

Agora que já é mais simples percebermos em que consiste um algoritmo e como é que, através de comandos, ele permite que “A + B + C” resulte em “D”, vamos perceber os benefícios proporcionados pela adoção destes.

Algoritmos para que servem
  • Mediação

Um algoritmo procura fazer a mediação mais equilibrada entre tudo que está disponível online e filtrar o que é mais relevante de ser exibido ao utilizador.

  • Automação

Os programas são compostos por sequências de algoritmos. Dessa forma, é essa sistematização que viabiliza todo tipo de softwares que facilitam o quotidiano e também permitem a automação dos processos. E sabemos como a automatização é já um essencial no Marketing Digital.

  • Evolução

A evolução humana das últimas décadas tem estado muito dependente de tecnologia, e por detrás dessa tecnologia estão algoritmos. Aparelhos como smartphones, computadores, smart TVs e tablets funcionam com sistemas baseados em algoritmos.

3. Como os algoritmos são usados na internet?

Vamos falar por exemplo da maior rede social do momento. O Instagram está em constante atualização, e estas ocorrem para que esta possa estar sempre de acordo com as necessidades do utilizador.

E não é só nas funcionalidades da ferramenta, também na ordem de disponibilização de conteúdos existe um algoritmo por detrás. Inicialmente, o Instagram seguia a mesma lógica cronológica do Twitter, exibia todas as publicações por ordem, das mais novas às mais antigas.

Essa estrutura foi alterada em 2016 e, atualmente, a rede social considera os seguintes fatores para estabelecer como são alinhados os conteúdos nos feeds dos utilizadores:

  • Temporalidade: ainda que não seja o único critério, a ordem de publicações ainda é considerada na definição do feed;
  • Engajamento: o número de comentários e gostos determina se uma publicação será priorizada ou não na rede, em especial, considerando esse engagement logo após a saída do post;
  • Relacionamento: considera a proximidade dos utilizadores por meio de engagement, mensagens diretas etc.

Além das Redes Sociais, os Motores de Pesquisa são igualmente bons exemplos de algoritmos. Os resultados das pesquisas realizadas pelos utilizadores são o resultado de uma séria de inputs, considerando desde pesquisas/preferências de outros utilizadores, websites com melhor rank ao nível de SEO, a pesquisas anteriores feitas pelo próprio user.

Algoritmos e ranking no google

Ao longo do tempo, os algoritmos tendem a ficar mais complexos, incluindo cada vez mais novas variáveis. O objetivo é torná-los cada vez mais humanizados, personalizados e eficazes. Além disso existe uma tendência para que a sua complexidade seja também uma forma de controlo, para que não exista forma a que nenhum utilizador o consiga decifrar/viciar. Este é um dos motivos das constantes atualizações e alterações ao mesmo.

4. Como os algoritmos podem melhorar a estratégia de Marketing Digital?

Agora que é possível perceber que os algoritmos ganham contornos bastante complexos, no Marketing Digital a sua utilização é já bastante robusta. Por isso mesmo é fundamental perceber as várias formas de perceber, utilizar, acompanhar e desafiar os algoritmos.

Escolha os canais mais adequados

Se a estratégia da marca é mais baseada na criação de relacionamento, o Facebook ganha destaque. No entanto, se o objetivo passar por partilhar muitas publicações de teor mais urgente, o Twitter torna-se o mais adequado.

Crie conteúdos de qualidade

Independentemente do canal usado e da persona da marca, existe um objetivo que é sempre comum: melhorar a experiência do utilizador.

Dessa forma, além de ser indispensável que haja qualidade e relevância nos conteúdos criados para as diferentes plataformas, é também importante ter em conta as melhores práticas e estratégias de SEO.

Acompanhe as atualizações

Os algoritmos passam por constantes mudanças para aprimorar a experiência do utilizador e evitar práticas negativas, como o Black Hat SEO. Este é o termo utilizado para nomear as ações de SEO que pretendem contornar ou enganar os algoritmos.

SEO e algoritmos de pesquisa

Estima-se, por exemplo, que o Google faça mais de 500 alterações por ano no seu algoritmo de PageRank.

Apesar de ser difícil conhecer todas as mudanças nos algoritmos, as mais importantes são sempre divulgadas. É fundamental que os profissionais de Marketing Digital conheçam essas particularidades para assim adequar e aprimorar as estratégias Online.

Eles existem e têm implicações para qualquer negócio Online!

Os algoritmos estão cá para ficar, por isso perceber e estar informado é o primeiro passo para não ficar de fora das pesquisas.