O Marketing Digital é parte integrante do universo do Marketing, tendo elementos essenciais que se adaptam ao meio online onde este se aplica. Vamos por isso explorar 8 elementos chave essenciais no Marketing Digital.

Vamos começar por definir o Marketing Digital como o conjunto de atividades executadas online com o objetivo de atrair novos negócios ou clientes, de humanizar e criar relacionamento, de desenvolver uma identidade e criar notoriedade de marca.

Por mais claro que possa parecer este conceito, o Marketing Digital não deixa de ter uma abrangência subjetiva. Porque dentro de uma organização são muitas as ações que podem ser vistas como parte integrante da estratégia de Marketing Digital, ou seja basicamente tudo o que é feito online.

O truque é fazer com que todas as peças deste puzzle se encaixem. Isto é, que todos os pontos de contacto dos nossos seguidores comuniquem da mesma forma, no mesmo sentido numa vertente omnichannel.

Quais são então os elementos chave do Marketing Digital?

O Conteúdo é o primeiro elemento chave essencial

O conteúdo é Rei e um dos elementos chave do Marketing Digital.

Conteúdo é Rei no Marketing Digital

Neste elemento não se inclui apenas a construção de um blog post. O Conteúdo é um elemento muito estratégico dentro do Marketing Digital, sendo utilizado de uma forma tática, entregando valor ao nosso consumidor em diferentes estados do funil de vendas, em linha com a Jornada do Cliente.

Não podemos esquecer que uma boa estratégia de conteúdo é muito eficaz na criação da relação com a marca, no reconhecimento de valor da mesma, na utilidade, na ajuda seja na resolução de problemas seja na decisão de compra.

Assim, o conteúdo deve dar resposta em três situações de contacto fundamentais: o Reconhecimento, a Avaliação e a Conversão.

No nosso blog exploramos já em diversos artigos o tema sobre a construção de conteúdos, desde Dicas para Copywriting, Guia rápido para criação de Vídeo Marketing, Ideias de conteúdos para os seus posts, entre outros e que podem ser bastante interessantes na definição da estratégia de conteúdos.

A Jornada de Valor do Cliente é o segundo elemento chave

A razão é simples: é fundamental conhecer o nosso consumidor e qual a sua história com a nossa marca.

  • É necessário traçar o perfil do nosso consumidor, a sua persona.
  • Temos de perceber o que o levou a procurar a nossa marca, nomeadamente quais os problemas que tenta resolver.
  • Qual o ponto de contacto pelo qual conheceu a nossa marca.
  • Perceber qual a primeira impressão causada ao cliente.

Depois de conhecer o consumidor o passo seguinte é reconhecer a fase do funil de vendas em que este se encontra e assim criar oportunidades de contacto adequados ao estado atual da sua relação com a marca ou produto, com o objetivo de o fazer transitar para a fase seguinte.

E são os nossos eventos ou conteúdos, criados ao longo de todas as fases da Jornada do Cliente, que são responsáveis por influenciar na tomada de decisão. São estas ações que funcionam como gatilhos mentais tendo um forte peso no Marketing Digital. Os gatilhos mentais são formas de despertar no nosso consumidor identificação, interesse, empatia, entre outros. São os responsáveis por guiar o consumidor desde a fase de reconhecimento à compra e fidelização.

O terceiro elemento chave é a Publicidade Digital

A publicidade Digital ou Ads, é uma realidade no Marketing Digital utilizada por quase todas as marcas.

Por exemplo, algumas formas de Publicidade Digital são:

  • Google Ads (exemplo: rede de pesquisa, rede display, google shopping)
  • Redes Sociais
  • Pop-ups
  • Publicidade contratada (exemplo: blogs de terceiros)
  • E-mail Marketing
  • Video Advertising

Qualquer que seja o seu formato, este é um elemento fundamental para gerar tráfego, para a sua landing page, blog, website, …

São uma forma eficaz, simples, flexível, com análise de resultados fácil, custo relativamente baixo e com um efeito imediato.

Mas gerar tráfego apenas não é o bastante, não sobrevivemos apenas com o tráfego 😊

Por essa razão a estratégia de Paid Media deve ser bem definida, com as várias ferramentas alinhadas, para que o tráfego gerado converta em vendas efetivas.

As Redes Sociais são o quarto elemento chave do Marketing Digital

O alinhamento estratégico é mais uma vez fundamental no caso da gestão das Redes Sociais da marca.

Redes Sociais são um dos elementos do Marketing Digital

Elas são um dos assets de qualquer empresa, fundamentais na construção da notoriedade da marca, na sua humanização e vitais no relacionamento desta com o consumidor. Aqui nasce uma boa parte dos fãs da nossa marca!

Devem por isso ser alvo de um plano estratégico (link) que deve dar resposta a questões fundamentais como o motivo da nossa presença nas redes sociais, quem é o nosso público, qual o conteúdo que pretendemos partilhar, quais as redes sociais onde devo estar…

Ou seja, na gestão das redes sociais o conteúdo é mais uma vez um elemento critico para criar relação e empatia entre o consumidor e a marca.

O E-mail Marketing é o quinto elemento chave

O E-mail Marketing é uma forma de divulgação a baixo custo, com alto alcance, que pode ser utilizado com vários objetivos estratégicos e estar alinhado com uma estratégia de funil.

Por exemplo, um consumidor que visitou o meu site e se registou para fazer o download de um e-book, é o target certo para receber um e-mail marketing customizado para a sua fase de Jornada do Cliente que pode ser uma oferta ou desconto para conhecer o meu produto.

No caso do E-mail Marketing é também possível fazer uma rápida análise de resultados, sendo possível verificar taxa de abertura do e-mail, medir resultados de Call-to-Actions, acompanhar interação com a diversidade do conteúdo enviado.

No entanto, esta é uma ferramenta a utilizar de forma ponderada, utilizando sempre conteúdo útil, objetivo e prático, com regularidade não muito elevada por forma a que os nossos e-mails não sejam percebidos pelo algoritmo ou pelo próprio consumidor como uma ação de SPAM.

A magia do Search Engine Optimization (SEO) é o sexto elemento chave

O SEO faz parte do Search Engine Marketing (SEM) e deve ser uma das prioridades na definição da nossa estratégia de Marketing Digital.

O SEM inclui todo o conjunto de estratégias e técnicas que podem ser utilizadas para promover a nossa marca na internet, de forma orgânica (SEO) ou paga.

O SEO é assim a forma orgânica como os nossos conteúdos são disponibilizados ao consumidor, o lugar em que surgem nos motores de busca, e são uma regra de ouro a não esquecer quando pretendemos gerar mais tráfego.

E esta estratégia começa com a forma como construímos o nosso website ou blog, incluindo a sua rapidez, a utilização de cabeçalhos, imagens, keywords, links internos, entre outras questões técnicas que podem rapidamente ser avaliadas em ferramentas específicas como www.woorank.com e analisadas junto dos nossos programadores.

O Website e a análise do seu tráfego é o 7º elemento chave

Depois de todo o trabalho para gerar tráfego para o nosso website, um dos elementos que não pode faltar é a análise desse tráfego.

Utilizando o Google Analytics, por exemplo, é possível percebermos número de visitantes, páginas mais visitadas, taxa de saída, a origem do nosso tráfego, gadget utilizado para visitar o nosso website ou blog,…

Google analytics é uma das formas de medir um dos indicadores do marketing digital

São imensas as métricas que podemos medir e acompanhar utilizando apenas o Google Analytics, mas pode optar por outras ferramentas de análise de tráfego de websites.

O objetivo deste acompanhamento é simples: determinar se as estratégias para gerar tráfego estão a funcionar! Assim será mais fácil perceber que ações estratégicas, que conteúdos e que canais nos estão a trazer melhores resultados e até que páginas do website ou blog estão a converter mais.

Definição e acompanhamento de KPI’s é o 8º dos elementos chave do Marketing Digital

A estratégia está definida e temos todas as ferramentas alinhadas para obter o resultado desejado. Mas falta perceber se estamos a conseguir cumprir o objetivo!

Para perceber como nos estamos a sair na nossa estratégia devemos estabelecer alguns Key Performance Indicators (KPI’s). E no Marketing Digital a gestão destas métricas acaba por estar facilitada quando comparamos com o Marketing tradicional, onde é muito difícil medir, por exemplo, o alcance de um Outdoor.

No Marketing Digital é possível aferir diversas métricas como o alcance de um conteúdo nas redes sociais, o número de gostos, cliques, partilhas, duração de visualização de vídeos, que páginas de um website tem mais entradas de utilizadores, quais os canais de comunicação digitais que trazem maior tráfego, quais as páginas ou anúncios que convertem e geram leads ou vendas.

No Marketing Digital esta tarefa está assim mais facilitada e o melhor de tudo é que neste meio digital, rapidamente se ajustam as estratégias em função do desempenho dos nosso KPI’s.

Estes são os 8 elementos chave do Marketing Digital.

Devem funcionar em sintonia, de uma forma disciplinada e planeada.

Os resultados obtidos na sua aplicação são percebidos de uma forma relativamente rápida, uma vantagem a aproveitar e a usar a nosso favor.

No entanto, cada elemento requer uma estratégia muito própria, assente num estudo prévio que permita avaliar e definir as melhores práticas em função da estratégia e objetivos que definimos.

Aos objetivos associam-se ainda as formas de medir os nossos resultados por forma a rapidamente reorganizarmos todo o processo, nos elementos onde tal for necessário.

Plataforma Gestao de Redes Sociais

O Marketing Digital é tudo isto e muito mais. E nós estamos cá para facilitar o seu dia a dia na Gestão das suas Redes Sociais. Basta criar a sua Conta no Swonkie, uma plataforma profissional e eficiente para Gerir Redes Sociais.

Está pronto para definir todos os elementos chave da sua estratégia de Marketing Digital? 😊