É o fim dos likes! Recentemente a rede social Instagram anunciou ter tomado a decisão de esconder o número de likes nas publicações da plataforma. O fim dos likes tem sido um tema muito polémico junto dos utilizadores das redes sociais.

Os likes são uma das métricas utilizadas para medir o sucesso de uma publicação nas redes sociais, sendo também uma das formas encontradas pelas marcas para compararem o seu desempenho, o desempenho de uma parceria, ou até para compararem o seu desempenho face à concorrência.

Atá agora se um post é novo e gera muitos gostos e comentários rapidamente, é considerada a sua taxa de interação tendo assim uma maior probabilidade de ser apresentado em primeiro lugar. E para já nada disto mudou, por isso toda a estratégia relativamente a como tratar o Instagram da sua marca se deve manter.

O que significa então exatamente o fim dos likes?

Depois de Brasil, Japão, Canadá foi a vez da Europa receber a ocultação dos likes nas publicações, sendo já uma realidade também em Portugal.

Numa reviravolta que afeta o próprio conceito de rede, hoje apenas o utilizador que partilhou a publicação tem acesso ao número de pessoas que gostaram do seu conteúdo. Na ótica de quem vê a publicação, apenas fica visível a informação sobre se algum dos seus contactos gostaram da publicação.

A realidade é que deixou de ser possível acompanhar os likes de publicações de perfis que seguimos. Apenas o utilizador terá acesso a toda essa informação.

porque o fim dos likes np instagram swonkie blog

O porquê desta medida estratégica, parece estar suportada no facto de querer transformar os likes em algo mais real e menos banal, para que cada post traduza de facto o envolvimento criado com a audiência e não um comportamento de reação de tribo. Anulando assim o efeito de vaidade ou de nos comportarmos de acordo com o as pessoas da nossa rede de contato.

Outro ponto que parece ter contribuído para anular com esta medida do fim dos likes, é a tentativa de diminuir o vício nas redes sociais deixando a rede social mais focada em interação verdadeira.

Os likes criam falsas impressões de que produtos são excelentes, quando de facto traduziam apenas resultados de impulsos inconscientes de seguidores.

Estamos perante um novo desafio profissional seja para Influenciadores Digitais seja para os profissionais de Gestão de Redes Sociais. O efeito do fim dos likes traduziu-se à primeira vista na redução de engagement dos seguidores.

Mas existe uma controvérsia relativamente a esta medida, levantando muitas observações sobre as consequências do fim dos likes, entre as quais a existência de uma maior liberdade de expressão e autonomia na disponibilização de conteúdos por parte do criador de conteúdos uma vez que apenas quem publica tem acesso à informação que comprova se o conteúdo funcionou ou não junto da audiência. Este é até um ponto positivo nesta medida, facilitando testes e criação de conteúdos divergentes que em muitos casos seriam evitados para não condicionar as estatísticas de performance seja de marcas seja de influenciadores.

Com a eliminação dos likes do feed como podemos agora medir o sucesso de uma publicação?

Instagram_swonkie_blog_gestão redes sociais

Estamos perante uma alteração às regras do jogo que afetam marcas e criadores de conteúdo no geral, tais como influenciadores.

Agora os conteúdos terão mesmo de impactar a audiência, o efeito “vaidade” foi anulado e caminhamos para que efetivamente as interações com os conteúdos se possam traduzir em vendas.

Uma coisa é certa, as marcas podem agora analisar a performance dos seus conteúdos de uma forma mais real, com maior garantia de que os mesmos estão a criar empatia, a convencer, a criar interação (comentários, mensagens, respostas em stories, …) permitindo fazer uma avaliação mais eficiente da percepção e fidelização à marca, produtos ou serviços.

No que se refere então aos dados da marca ou do próprio criador de conteúdo, a informação está disponível. A questão que se levanta é relativa à performance de terceiros, as análises relativas aos conteúdos de concorrentes ou de influenciadores.

Uma das formas de contornar esta situação passa pela utilização de plataformas que permitem medir o sucesso dos conteúdos, páginas ou perfis, com a produção completa de relatórios de análise e comparação de perfis de concorrentes. Já conhece o Swonkie? 😊

O fim foi apenas dos likes, as visualizações de vídeos e o total de comentários nas publicações continuam a estar disponíveis em todas as versões da rede social.

Neste momento a alteração afeta o meio principal de acesso à Rede Social, as aplicações IOS e Android, estando ainda disponível o acesso à informação para quem acede ao Instagram utilizando a interface web. Mas por quanto tempo?

Plataforma Gestão de Redes Sociais