Um influenciador pode ser uma fonte muito importante para ajudar a converter os conteúdos de uma marca, mas existem alguns truques para encontrar um influenciador com autoridade para transformar o nosso conteúdo em conteúdo de referência.

O marketing de influência é uma solução muito procurada pelas marcas, integrando na sua estratégia de comunicação influenciadores que partilhem opinião e experiências sobre os seus produtos ou serviços. Este é um meio de publicidade que veio alterar padrões normais da comunicação das marcas.

Encontrar influenciadores para a sua marca

Os consumidores valorizam mais a opinião de conhecidos ou desconhecidos sobre um determinado produto do que das próprias marcas, já que estas têm sempre a tendência para comunicar apenas o lado positivo das coisas.

O crescimento dos canais digitais e das Redes Sociais veio proporcionar o crescimento do círculo de pessoas reconhecidas como experts, celebridades ou líderes de opinião. Hoje é muito fácil proceder à pesquisa de um produto e encontrar rapidamente na web uma referência positiva ou negativa do mesmo.

Aqui emergiu a necessidade das marcas em trabalhar de forma muito estratégica o seu Marketing de Influência.

Mas será que o Marketing de Influência funciona para todas as marcas? Como é que podemos garantir que um influenciador será eficaz para a nossa estratégia?

Um influenciador é alguém com influência, mas isto não significa que toda a influência seja benéfica para qualquer marca, nem que só grandes personalidades possam ser uma boa influência para a minha marca.

Encontrar influenciador

Encontrar um influenciador não é o mesmo que encontrar uma pessoa famosa. Trata-se apenas de encontrar uma pessoa em quem o nosso público confie e utilizar essa confiança e influência para patrocinar a nossa marca.

Quanto mais normal e real for o influenciador maior a probabilidade de o público acreditar que este de facto utilizou o produto, e assim chamar mais a atenção do seu público. Assim como quanto maior a relação entre o influenciador e o seu público maior a probabilidade de a marca usufruir deste relacionamento para promover a sua marca de uma forma mais autêntica.

Mas sim o marketing de influência de facto funciona.

Existem três truques que podem ajudar no processo de escolha do melhor influenciador para a nossa marca:

Tempo

O tempo é escasso para nós profissionais de marketing, mas também o é para os influenciadores, por isso a informação a passar ao influenciador deve ser muito direta e ajustada ao público deste, para assim facilmente captar a atenção da sua audiência.

Descomplicar a mensagem para o influenciador facilita igualmente a sua percepção do produto ou serviço a comunicar permitindo-lhe até assumir alguma liberdade no processo criativo se a marca assim o permitir.  

Engagement

Identificar os influenciadores que consideramos mais ajustados para a marca ou produto e descobrir uma forma de lhes conseguir acrescentar valor é uma das metas a definir na estratégia a criar. A premissa de promover o engagement é mútua, ou seja, tanto o influenciador quanto a marca pretendem que o seu conteúdo crie o máximo de interação que seja possível.

O engagement é a melhor métrica para avaliar a capacidade de influência de um perfil de um influenciador. Alguém com 3.000 seguidores pode ser muito mais interessante do que um influenciador com 10.000 seguidores com baixo volume de interação nos seus posts. Esta métrica é também uma forma de detetar se um perfil tem um grande volume de seguidores falsos.

Foco

A escolha de um influenciador deve ser feita de forma muito consciente, optando por alguém que está diretamente relacionado com a área  ou mercado que pretendemos atingir, tanto para ter uma maior probabilidade de o desafio colocado ser aceite por parte do influenciador, nomeadamente na negociação com este, quer pela maior facilidade em obter um maior engagement por parte de quem o segue.

Como fazer então a nossa procura por influenciadores?

Sugerimos quatro formas essenciais para encontrar influenciadores: fazendo uma pesquisa manual nos canais digitais, utilizando bases de dados, através de Discovers ou consultando Marketplaces.

A pesquisa manual é um método um pouco mais demorado. Requer a análise de diversas páginas na internet para conseguir informação e reunir toda essa análise num documento.

Pesquisa de influenciadores

No mínimo devemos avaliar os 25 influenciadores mais interessantes, sendo algumas das informações a recolher as seguintes:

  • Nome
  • Mercado onde atua, ou nicho de mercado
  • Total de seguidores
  • Link’s Redes Sociais
  • Link Blog ou Website
  • Prós
  • Contras
  • Informações de contacto
  • Notas

As bases de dados são uma forma mais prática para fazer a análise, uma vez que já está reunida a informação fundamental para a análise, no entanto examinar cada influenciador, mesmo sendo mais rápido que a procura manual, demora também o seu tempo.

Os Discovers são métodos mais específicos de conexão com influenciadores, que permitem fazer pesquisas mais específicas e direcionadas por exemplo a estilos de vida, países, género, … São uma forma bem mais rápida de fazer o trabalho complexo de encontrar influenciadores. E o melhor desta opção é que contemplam já uma análise das características dos influenciadores, para facilitar o ajuste às metas definidas e a escolha final do influenciador.

Os Marketplaces permitem ver milhares de diferentes perfis de influenciadores, um pouco do seu trabalho e a análise dos seus resultados. Esta é uma forma mais eficiente de fazer a análise e encontrar o melhor influenciador para a nossa marca.

O método a escolher deve corresponder às necessidades e ao budget disponível para fechar e manter a relação de parceria com o influenciador.

Dentro deste contexto o Swonkie implementou uma solução que permite facilitar este processo de escolha de influenciadores através da sua funcionalidade de Discover.

Os planos do Swonkie incluem agora a opção de realizar pesquisas de influenciadores, numa área completa que permite descobrir influenciadores relevantes para o nosso negócio:

  • Encontrar os Influenciadores mais eficazes para a nossa Marca;
  • Pesquisar por Categoria, Hashtags ou Menção;
  • Contactar Influenciadores;
  • Fazer a análise e medir a performance de Influenciadores.
Discover Influenciadores Swonkie

Agora está na hora de criar a estratégia e passar à ação, fazendo a escolha mais acertada do influenciador e da plataforma a ser usada. Apenas não esquecendo que é fundamental ser autêntico enquanto marca e enquanto conteúdo criado pelo influenciador, pois só assim as conexões criadas serão igualmente autênticas.

Comece hoje mesmo, crie a sua conta no Swonkie e tenha acesso a um Período de 15 dias Grátis em qualquer Plano

Experimente a nova área de Influenciadores no Swonkie, uma funcionalidade dedicada à pesquisa e análise de influenciadores. Veja aqui o vídeo de demonstração.