Se estar nas redes sociais é essencial para a maior parte dos negócios, e perceber como nos estamos a sair nestes canais é fundamental podendo ser interpretada utilizando algumas das principais métricas das Redes Sociais.

Agora que decidimos quais as redes sociais onde vamos estar, que definimos as nossas personas ideais, que criamos conteúdo ajustado para a nossa marca, que temos um novo canal de comunicação com a nossa audiência, o próximo passo é definir como vamos medir o nosso desempenho. Falamos aqui da necessidade de definirmos quais as nossas métricas.

Primeiro vamos recordar alguns dos objetivos da nossa presença nas Redes Sociais:

  • Relacionamento ou Engagement
  • Alcance
  • Leads ou Oportunidades
  • Conversões ou Vendas
Redes Sociais

As empresas que acompanham periodicamente as suas estratégias podem facilmente ajustar os seus conteúdos e ações por forma a obter melhores resultados. Este acompanhamento permite saber exatamente o que está a funcionar, o que precisa de mais atenção ou de reformulação.

As métricas são assim uma ferramenta essencial na gestão das redes sociais que permite medir o desempenho e estabelecer um padrão mínimo a ser alcançado.

Se estes números mostrarem que as nossas ações estão a ter um bom resultado isso quer dizer que estamos no caminho certo na nossa estratégia.

Mas as redes sociais não são todas iguais, embora quase todas permitam utilizar as funcionalidades globais de publicações de texto, fotos, vídeo, comentários… elas são diferentes!

A diferença entre as Redes Sociais está no seu foco e objetivo.

Temos por isso redes sociais com um maior foco no relacionamento, outras de entretenimento, as profissionais e as de nicho. O importante é entender a sua dinâmica e perceber como se pode a nossa marca enquadrar nessa dinâmica, no que diz respeito ao conteúdo compartilhado.

E claro, a chave para um conteúdo de sucesso é aquele com informações úteis e relevantes para a nossa audiência.

Mas para todas elas a fase da monitorização é fundamental. Seja através da análise das métricas que nos permitem ter uma visão mais ampla do resultado do nosso conteúdo e das nossas campanhas, seja também pela análise das ações, reações e comentários dos nossos seguidores.

Embora tenham a mesma finalidade de análise de resultados, as métricas são diferentes dos KPI’s (Key Performance Indicators). As métricas são os valores que utilizamos para avaliar os nossos KPI’s. Os indicadores de performance ou KPI’s, em geral são compostos a partir de várias métricas ou construídos em função de uma métrica e tendem a responder a propósitos do negócio ou da estratégia definida. As métricas são mais simples, diretas e objetivas.

Métricas essenciais redes sociais

O desempenho das nossas métricas são também um elemento fundamental para o algoritmo das Redes Sociais, embora não tenham o mesmo peso de importância em todas.

Este algoritmo é muito idêntico ao utilizado pelo Google na sua funcionalidade de pesquisa, muito falado no âmbito do SEO (Search Engine Optimization) e na forma como disponibiliza o conteúdo, listando-o por ordem de importância.

A diferença entre eles está no facto de que no caso das Redes Sociais a ordem de disponibilização do conteúdo é escolhida em função do engagement ou relacionamento.  

Quais são então as métricas essenciais na Gestão das Redes Sociais?

Cliques

Uma das métricas essenciais na Gestão das redes Sociais são os Cliques. E sobre esta métrica, devemos considerar o seguinte:

  • um grande número de cliques no conteúdo, mas poucos likes e partilhas pode indicar que a minha publicação chamou a atenção, mas não conseguiu criar relacionamento
  • uma publicação com alto nível de relacionamento, mas com poucos cliques pode indicar que o conteúdo utilizado não foi suficientemente apelativo ao ponto de querer saber mais sobre o assunto

Likes

Likes ou Gostos são também uma das métricas essenciais a avaliar.

Quanto maior o número de Gostos de uma publicação maior a sua tem tendência para gerar mais interesse, uma vez que este passa a ser interpretado como um conteúdo mais popular, ou de maior interesse. Este é um ponto que chama a atenção seja para quem o vê, a nossa audiência, ou seja para com o próprio algoritmo da Rede Social que passa dar-lhe maior importância e valor, dando-lhe maior prioridade na disponibilização nos feeds dos nossos seguidores.

Likes e comentários

Partilhas

Se os Likes são importantes para o meu conteúdo as partilhas são ainda mais. Afinal de contas os Gostos são ações passivas, as partilhas requerem ainda maior envolvimento e decisão. Quando alguém partilha a nossa publicação, esta ação é como que uma recomendação muito pessoal do conteúdo envolvido. Por esta razão as partilhas são um ótimo indicador de qualidade do nosso conteúdo seja para a nossa audiência, seja para o algoritmo da Rede Social.

Comentários

O motivo para estar nas Redes Sociais é ser uma marca social e os comentários são uma métrica essencial para medir isso mesmo. Conteúdo interessante e relevante tem uma maior probabilidade de gerar uma conversa. Ter comentários nos conteúdos publicados é normalmente um ótimo sinal de que o nosso conteúdo está a chamar a atenção e interesse.

Menções

As menções à nossa marca são uma das métricas das Redes Sociais mais importantes pois permitem perceber que a nossa marca está a ser recordada e referida, mesmo não estando a participar de uma conversa. É uma forma de validarmos a notoriedade da nossa marca.

Visitas ao perfil

Nem todas as redes sociais dão relevância a esta métrica, mas ela existe e merece atenção. Afinal a nossa presença nas Redes Sociais tem também como finalidade permitir que quem nos procure na Rede Social nos encontre e saiba quem somos. Esta é uma métrica que pode não apresentar valores muito altos, muitos dos nossos seguidores nunca visitou o nosso perfil. Mas para quem procura uma solução como a nossa ou viu o nosso conteúdo publicado e quer saber mais sobre a marca vai definitivamente visitar o nosso perfil.

Número de Seguidores ou fãs

Metrica seguidores de pagina

Esta é uma métrica essencial para a Gestão das Redes Sociais, sendo uma condição essencial para promover o potencial de impressões do nosso conteúdo. Obviamente que nem todos os seguidores se tornam seguidores ativos do nosso conteúdo, mas quanto maior o potencial de público para o qual comunicamos, maior a probabilidade de entregarmos a nossa mensagem a uma maior audiência.

Impressões

O número de impressões do nosso conteúdo indica quantas vezes é que uma publicação foi mostrada ou exibida no feed de alguém. Embora isto não indique que de facto o conteúdo foi visto, esta é uma métrica essencial. A probabilidade de ser visto é a primeira parte do desafio na criação de conteúdo para as Redes Sociais, quanto maior melhor!

Alcance

Se o número de impressões é o número potencial de pessoas que podem ver o nosso conteúdo, o alcance é o número exato de pessoas que efetivamente o viram. O alcance é assim uma forma de medir como é que o nosso conteúdo está a ser disponibilizado nas Redes Sociais. Infelizmente nem todos os nossos seguidores visualizam o nosso conteúdo, aqui o algoritmo de cada Rede Social é que comanda, mas o alcance é uma forma de medir o nosso público efetivo.

Claro que existem mais, mas estas são as métricas essenciais para utilizar na definição dos nossos KIP’s, para acompanhar o desempenho das nossas marcas nas Redes Sociais.

Agora que já conhecemos as principais métricas das Redes Sociais , está na hora de olhar para elas, perceber e analisar a evolução de cada uma.

Para isso podemos facilitar o nosso trabalho utilizando ferramentas como o Swonkie, que disponibiliza uma área específica com Relatórios de Performance muito completos e exportáveis para pdf ou ppt.

Swonkie métricas redes sociais

Conheça esta e outras funcionalidades hoje mesmo no Swonkie.

🆓 Experimente Grátis por 15 dias.