A automação de marketing é felizmente uma realidade dos negócios digitais e uma ferramenta essencial para as equipas de Marketing.

Um profissional de marketing tem formação académica, experiência prática, e soft skills baseadas na sua inteligência emocional. Mas um dos principais desafios desta área profissional é ter a capacidade de adaptação e atualização às emergentes novidades. O Marketing de automação foi uma delas, sendo hoje uma realidade cada vez mais presente nas organizações permitindo garantir uma maior eficiência e ao mesmo tempo poupança de tempo.

A Era Digital não transformou apenas a formas e meios de consumir. Alterou também processos de comunicação, tipologias de consumidores, tempos de resposta, formas de avaliar processos.

Enquanto profissionais de marketing passamos a ser movidos por dados, apoiados em novos recursos tecnológicos e redes sociais. Conseguimos mais e melhor informação, o que nos conduz à necessidade de tratar essa informação e definir os processos da melhor forma possível. Estamos perante o dilema de tratar mais informação no menor período de tempo possível, afinal o tempo é cada vez mais escasso.

O marketing de automação pode ajudar a reduzir todo este trabalho e ao mesmo tempo a aumentar o número de leads e vendas.

Existem 4 pontos essenciais onde os processos automação de marketing são essenciais trazendo vantagem competitiva:

Colaboração

O desenho de uma estratégia de marketing pressupõe que sejam traçados objetivos a atingir, como por exemplo o aumento de receita dos leads provenientes de inbound ou outbound marketing.  Daqui partimos para o plano de ação, alinhando com as equipas das áreas envolvidas, os processos e meios para atingir o objetivo. E aqui a tecnologia tem um papel essencial.

A era da digitalização no Marketing

Os meios utilizados para garantir que todo o processo de colaboração está bem alinhado, garantindo uma boa comunicação entre as áreas, entre os processos, estando a informação acessível a qualquer momento em tempo real.

Seja na gestão da comunicação nas redes sociais, no tratamento e encaminhamento dos leads, seja no tratamento personalizado do cliente por e-mail, na informação enviada à equipa comercial… tudo deve estar otimizado para garantir o melhor resultado.

CRM

E-mail Marketing

Automação de processos e workflow

A conversão de visitantes em leads, a nutrição de leads e sua conversão em clientes é o desafio deste processo.

O marketing é responsável pela angariação de visitantes, através de landing pages, formulários, CTA’s (Call To Action), ações de topo do funil de vendas que criam a primeira relação com o potencial cliente. Depois da entrada do cliente no funil, o processo de automação deve permitir a recolha da sua informação, facilitar a analise do seu potencial ou estado na jornada de compra, e encaminhar o mesmo para a área comercial para o fecho da venda.

ERP

Software de Marketing Automation

Análise de dados

Fazer testes A/B, testar tipologias de conteúdo em diferentes canais, medir investimento em paid media, medir o grau de satisfação dos clientes ou o impacto que temos nas redes sociais.

Se a era digital nos trouxe mais informação resta-nos perceber os dados que toda a tecnologia nos permite analisar para desta forma criar campanhas mais efectivas.

Ler, interpretar e visualizar para tomar decisões mais informadas e mais assertivas. Hoje somos movidos por dados (data-driven) e procuramos medir a performance de todas as nossas ações.

A automação de marketing na análise de performance

Esta sofisticação atual do marketing permite personalizar cada vez mais as ações ou campanhas utilizando triggers em sistemas de workflow desenhados em função de etapas de venda ou jornadas de compra. Permite medir tudo e criar métricas personalizadas até por produto ou serviço.

A análise de performance é muito útil para realizar o report junto de responsáveis ou clientes, considerando KPI’s definidos para cada ação, canal, serviço.

Trata-se de uma análise quantitativa que se irá traduzir em aspetos qualitativos, demonstrando o sucesso ou insucesso das ações. Um trabalho complexo, demorado que pode ser facilitado com automação de marketing.

AI (Inteligência Artificial)

Dashboards automáticos

Criação de Conteúdos

E parte da automação de marketing não seria possível sem conteúdo atrativo, que crie engagement. A automação promove a eficácia e o alcance, mas é o conteúdo que convence a audiência.

De nada adianta a automação de uma campanha de e-mail marketing, com ligação a redes sociais ou website, ou a construção de um funil de vendas perfeito se as peças de comunicação utilizadas no seu complemento não responderem às expectativas do utilizador.

É a combinação do processo de automação com a construção de conteúdo criativo, relevante, atualizado e eficaz, que permite obter o melhor sucesso das ações de automação de marketing.

A automação é essencial para o marketing, mas o toque humano também fundamental para dar a cada ação uma personalização e dessa forma gerar uma maior empatia.

Plataforma de Gestão Redes Sociais

Landing Pages

Conclusão

Itens como CRM, automação, SEO, redes sociais, anúncios pagos são só alguns exemplos do que a tecnologia hoje nos traz para o Marketing.

A automação de processos de marketing, permite reduzir o Custo de Aquisição de Cliente, o CAC. Isto porque, uma vez automatizados os processos, as equipas de marketing e vendas ficam com mais tempo para se dedicar a tarefas e funções mais exigentes e cuidadas, excluindo assim a tarefas e processos compostos por trabalho repetitivo.

Isto é possível utilizando software próprio que permita aos profissionais ajustar as suas tarefas, necessidades de forma customizada e eficaz.

Para a gestão de redes sociais recomendamos o Swonkie. 🙂

Com o Swonkie pode gerir e poupar tempo em todos os processos ligados à Gestão de Redes Sociais:

  • Agendar, publicar, construir conteúdos.
  • Gerir inbox.
  • Trabalhar em equipa.
  • Analisar e seguir a atividade da concorrência.
  • Pesquisar influenciadores.
  • Avaliar a performance.
  • Enviar os leads para o RD Marketing.
O Swonkie facilita a Gestão das Redes Sociais

A automação de marketing é uma ferramenta essencial que vai crescer cada vez mais, facilitando processos e reduzindo tempo e facilitando o trabalho.

Experimente! Crie a sua Conta no Swonkie e tenha acesso a 15 dias Gratuitos em qualquer Plano.

Experimentar Gratis Swonkie Gestão Redes Sociais

A produtividade será cada vez maior e os resultados cada vez melhores.

A realidade da digitalização tem sido para o marketing um benefício e ao mesmo tempo um desafio necessário.

E você o que processos gostaria de ver resolvidos com automação de marketing? 😉