Porque nunca é demais perceber tudo o que é possível fazer para obter o melhor desempenho nas Redes Sociais, agrupamos neste blog post 5 truques utilizados para ter destaque nas redes sociais.

As redes sociais são locais onde as marcas promovem a relação com os seus seguidores, e este é um desafio constante que podemos tentar influenciar recorrendo a alguns truques e boas práticas para conquistar seguidores nas redes sociais.

63% dos consumidores indicam procurar produtos ou informações sobre marcas ou produtos nas redes sociais.

Utilizar a Prova Social ou Social Proof

A prova social é uma das formas de construir confiança e influenciar nas redes sociais. Permite utilizar o feedback e comportamento do consumidor para oferecer uma perspetiva mais autêntica e humanizada da nossa marca.

Truques redes sociais prova social

Como podemos então utilizar este truque a nosso favor?

Existem diferentes formas de promover a prova social de uma marca:

  • Pelo número de seguidores nas redes sociais, sendo esta uma forma direta de prova social.  Uma outra forma de utilizar a prova social é a através de utilização de reviews ou testemunhos na construção de posts para as redes sociais.
  • Permitir reviews na própria página de Facebook, uma opção que pode ser ativada nas configurações da página.
  • Utilizar informação estatística sobre número de clientes que confiam e compram o produto, ajudam também a transmitir segurança e confiança.
  • Mencionar ou ser mencionado por figuras públicas ou influenciadores com uma boa reputação, além de aumentar a exposição da marca influencia também a formação de opinião sobre a esta.
  • Mencionar outras marcas clientes, através do uso da sua imagem ou logótipo na construção de posts para as redes sociais.
  • Demonstrar disponibilidade, mostrando de forma clara canais de comunicação da marca, como um chat, utilizados para prestar o melhor serviço ao consumidor, ou promover o envio de mensagens nas páginas das redes sociais.

Utilizar diferentes variações sobre conteúdos a disponibilizar nas redes sociais

A utilização de blogs é uma das formas das marcas se aproximarem dos seus seguidores, com partilha de conteúdos úteis, que promovem a relação e reconhecimento da marca.

Um dos truques aqui passa por utilizar os conteúdos criados nas redes sociais, utilizando diferentes variações do mesmo.

Ou seja, a ideia é utilizar diferentes pontos chave do conteúdo ou diferentes formatos utilizando o mesmo conteúdo de blog.

Pelo que os estudos demonstram, quanto mais o conteúdo é publicado, maior o tráfego e maior a interação. E o melhor de tudo é que ganhamos ainda mais conteúdo para o nosso cronograma de Redes Sociais 😊

Usar funcionalidade de Perguntas para obter feedback

Um dos 5 truques utilizados nas redes sociais é a utilização da funcionalidade de sondagem, e a dica é utilizar esta de uma forma criativa, fazendo perguntas estratégicas disfarçadas.

Como por exemplo:

  • Fazer um teste sobre criação de um novo slogan, pedindo opinião sobre algumas frases descontraídas sobre a marca ou produto.
  • Perceber se uma determinada campanha está a funcionar ou não, utilizando afirmações em forma de brincadeira sobre a mesma.
  • Perceber novos tópicos interessantes a utilizar num novo blog post, utilizando uma sondagem com alguns títulos sugestivos.

Ir além dos 140 caracteres num post de Twitter

Os posts longos estão na moda e 140 caracteres nem sempre chegam para passar toda a informação que pretendemos. Este é um truque muito útil no Twitter, onde o limite não deixa grande margem para colocação de um CTA (Call-to-Action), link ou copy atrativo.  Falamos de construir um post onde a informação aparece de forma encadeada, numa sequência de tweets:

Truque Redes Sociais no Twitter

Desta forma sobra espaço para colocar todo o nosso conteúdo sem nos preocuparmos em condensar ao máximo e deixar de fora informação importante como um CTA.

Note que este truque apenas é interessante para fazer a disponibilização de conteúdo longo, sendo mais difícil perceber alcance e engagement de todo o conteúdo publicado neste formato.

Pesquise as suas hashtags

Embora tenham perdido a sua usabilidade em redes como o Facebook, elas continuam bem presentes sendo bastante úteis em redes como o Instagram e Twitter.

As hashtags são palavras-chave que normalmente utilizamos para identificar o tema do nosso conteúdo, numa espécie de complemento do nosso copy.

Mas sabemos que elas são muito mais do que um complemento. As hashtags são formas de encaminhar tráfego ajudando assim na disseminação do nosso conteúdo.

Então qual o truque na utilização de hashtags?

Já referimos no nosso post de blog sobre 5 erros de marketing no Instagram, alguns cuidados a ter no uso de hashtags, nomeadamente:

  • Limite máximo de 12 hashtags por publicação em Instagram
  • Devem ser concisos e não muito longos
  • Devem fazer sentido para a sua marca, para o seu produto
  • Devemos utilizar hashtags únicos, de marca, e hashtags de enquadramento ou situação
  • Devemos utilizar hashtags com bom volume de pesquisas

No caso de redes sociais como Twitter os hashtags parecem ter maior importância quanto menor a sua quantidade, por isso no Twitter é ideal reduzir a utilização para 2 ou 3 hashtags.

Na escolha de hashtags existem algumas ferramentas que podem ajudar muito neste processo, como por exemplo no All Hashtag.  

Truques hashtags

No All Hashtags é possível rastrear e analisar um hashtag, obter sugestões de hashtags, verificar hashtags mais populares, entre outros.

Depois de fazer a sua escolha de hashtags, use ainda um último truque: valide juntos das redes sociais, faça pesquisa para perceber onde os seus conteúdos serão encontrados ao utilizar a sua hashtag.

O passo seguinte é simples, alinhar os hashtags estratégicos gerais e específicos a utilizar nas publicações. Para facilitar neste passo, e para não esquecer de utilizar esta fonte de tráfego, no Swonkie podemos colocar os hashtags na funcionalidade de assinatura do nosso canal e todas as publicações irão ser publicadas com hashtags sem necessidade de estar sempre a inserir esta informação.

 Redes Sociais com Swonkie

As redes sociais são uma das formas mais diretas para estar em contacto com o nosso cliente.

São um canal de divulgação, promoção e diálogo que devemos aproveitar ao seu máximo. Sabemos que cada post nosso será visualizado pelos nossos seguidores, que muito facilmente podem reagir, dizer o que acham, fazer perguntas… E tudo isto acontece numa base de segundos!

Não perca nenhuma oportunidade e faça uma Gestão mais eficiente das suas Redes Sociais utilizando o Swonkie. Crie hoje mesmo a sua Conta no Swonkie, experimente 15 dias Gratuitos!

Experimentar grátis Swonkie Gestão de Redes Sociais

Estes são 5 truques utilizados nas redes sociais podem ajudar a gerar mais tráfego e a competir ainda mais e melhor com a nossa concorrência.

Tem mais truques a ser utilizados por aí? Queremos saber tudo 😊