O Instagram é uma presença fundamental para a maior parte das marcas, motivo pelo qual devemos evitar erros de marketing que prejudiquem a nossa atividade nesta rede onde o engagement é superior.

Sim, esta rede social tem a capacidade de ter um maior engagement em relação às restantes redes sociais.

Vamos então assumir que o Instagram é um ativo da nossa marca por isso devemos tratá-lo bem 😊

Já partilhamos anteriormente o nosso artigo sobre como cuidar do Instagram da nossa marca, sobre a importância de existir uma estratégia cuidada para esta rede social.

Hoje vamos falar sobre alguns dos erros a evitar na gestão do Instagram da nossa marca.

O Instagram é uma rede social onde o elemento visual, a imagem ou foto, é crucial. Onde cada elemento conta uma história própria, que pretende criar relação/engagement.

A maioria das marcas utiliza o Instagram para melhorar a sua visibilidade e comunicação com o consumidor, se é o seu caso sabia que pode trabalhar também esta rede para gerar leads e vendas?

Cada marca deve por isso trabalhar numa estratégia própria e ajustada ao seu objetivo nesta rede social.

Claro que em qualquer dos casos a sua história deve ser contada utilizando imagens ou vídeos, desenhados em volta do seu objetivo estratégico.

As pessoas adoram elementos visuais porque são de rápida leitura, despertam sentidos e passam mensagens. Aqui uma imagem vale mais do que as palavras!

Não que o conteúdo não deva incluir um copy ajustado e apelativo, mas de fato no Instagram a imagem é o elemento que desperta maior atenção.

Então o que devemos evitar fazer para conseguir o máximo do Instagram?

Estes são 5 erros de marketing no Instagram que devemos evitar:

Utilizar imagens de pobre qualidade

Muitas marcas apostam na quantidade e descoram a qualidade.

Numa rede de partilha de imagens como o Instagram, é importante focar na qualidade das fotos ou vídeos. Não podemos esquecer que o feed do Instagram da nossa marca vai ser responsável por criar a primeira impressão para quem nos visita. E a primeira impressão é muito importante para que o nosso negócio ganhe credibilidade e fiabilidade na mente do nosso potencial ou atual cliente.

Tenha por isso em atenção a qualidade e também o tamanho das suas imagens. Crie elementos que o identifiquem nos seus posts, associando-se ao tom de comunicação da sua marca. O seu feed é como se fosse a montra virtual da sua marca 😉

Não utilizar o link disponível na BIO

O Instagram disponibiliza um local para colocarmos um link, a BIO.

Este é o local mágico que vai ajudar a gerar tráfego para o nosso website, blog, página de produto, entre outros.

BIO do Instagram do Swonkie
https://www.instagram.com/swonkie/

Aconselhamos que esta seja a primeira configuração a efetuar ao criar a sua conta Business de Instagram. Não perca esta oportunidade de levar os seus seguidores até ao seu website ou loja online. Esta é uma das formas de gerar leads pelo Instagram.

Ignorar as estatísticas

O Instagram disponibiliza, às contas Business, informação estatísticas muito importante para validar o alcance e engagement dos nossos conteúdos. É possível saber quais os melhores dias e horários para publicar, conhecer melhor o nosso target (sexo, idade, localização), novos seguidores adquiridos em cada post, visualização gerada por hashtags, …

Podemos consultar estas estatísticas diretamente no Instagram, no Estúdio de Criação do Facebook, ou utilizar ferramentas próprias que organizam a informação analítica para facilitar a sua análise. Um exemplo de uma ferramenta a utilizar são os Relatórios disponibilizados pelo Swonkie.

Relatórios Swonkie Instagram
http://www.swonkie.com

O importante é considerar que todos estes elementos de informação estatística são vitais para a correta validação e ajuste da nossa estratégia de marketing para o Instagram. A partir daqui podemos medir a nossa atividade nesta rede social e testar até a diversificação de conteúdos ou copywritting.

Não responder rapidamente aos comentários

Se os comentários são uma das formas de medir o engagement de uma publicação, responder aos mesmos de forma rápida é uma boa forma de reter a atenção, de mostrar a presença e humanização, de construir confiança e notoriedade da nossa marca.

E este é um ponto transversal seja a redes sociais seja em blogs. Sabemos que o Google, tal como as redes sociais, dá prioridade a conteúdos que geram maior interação, identificando-os como conteúdos com maior interesse, mostrando-os em primeiro lugar.

Se não respondermos aos comentários esta ação pode ser interpretada como desvalorização, falta de interesse, passando a imagem de que não nos importamos com os nossos fãs. E todos sabemos como é vital criar relacionamento com os nossos seguidores.

Mau uso de hashtags

O uso de hashtags deve fazer parte da estratégia de Instagram porque nos ajuda a construir a notoriedade da marca e o melhor de tudo é que têm também o potencial de gerar tráfego para o nosso perfil.

O Instagram permite a utilização de até 30 hashtags por post. Mas são vários os estudos que apontam para não usar tudo isso. De fato quantos mais hashtags forem utilizados maior parece ser a interação, no entanto em média os estudos apontam para a utilização de até 12 hashtags.

Relativamente à construção dos hashtags existem alguns cuidados básicos a ter:

  • Devem ser concisos e não muito longos
  • Devem fazer sentido para a sua marca, para o seu produto
  • Devemos utilizar hashtags únicos, de marca, e hashtags de enquadramento ou situação
  • Devemos utilizar hashtags com bom volume de pesquisas

O Instagram é uma rede social com uma forte influência no consumidor por isso evite estes erros de marketing e consiga o máximo desta plataforma que chegou para ficar.

O planeamento pode ajudar a evitar estes erros de marketing. Criar um calendário de conteúdos ajustado para esta rede social, tendo em conta o objetivo estratégico que pretendemos atingir, pode facilitar o nosso trabalho enquanto gestor de redes sociais.

São muitas as particularidades do Instagram, por isso vamos trabalhar em conjunto? Partilhe connosco experiências ou dicas interessantes para esta rede social 😉