Saiba quais os Trend topics do Facebook para 2019.

Se procura ideias de conteúdos para os seus posts, os temas mais falados no Facebook podem ajudar a programar, a antecipar potenciais assuntos com maior interesse, a avaliar tendências e mudanças no mercado, e a melhorar a sua estratégia de copywriting.

Conhecer temas específicos como qual o alimento mais falado, produtos que são comprados, atividades físicas com um maior engagement, actividades de tempos livres preferidas, e até quais os “media” mais consumidos, podem ser a chave para um post com um maior engagement. 😉

Num estudo do Facebook IQ realizado durante um ano, foram efectuadas pesquisas para determinar quais os tópicos de conversa mais relevantes.

O crescimento do interesse nestes tópicos sugere que estes são assuntos que estão a ganhar peso e importância para os utilizadores desta rede social, tendo um potencial de maior atração como temas a falar durante este ano de 2019.

O Facebook IQ agrupou os temas mais falados entre 2017 e 2018 em 7 categorias distintas:

  • Beleza e Moda
  • Compras
  • Entretenimento
  • Alimentação e Bebida
  • Corpo e Mente
  • Ciência e Tecnologia
  • Viagens e Lazer

Uma área transversal em várias categorias e que se destacou, foi a área de Produtos Verdes e sustentáveis. Isto reflete o crescimento de uma consciência mais ecológica que já influencia processos de decisão de compra.

O tema da alimentação saiu do seu âmbito mais ligado à gastronomia, passando para uma vertente mais centrada em ingredientes, ganhando estes maior importância de acordo com os benefícios específicos que possam ter para a saúde.

Algo está a mudar também no que se refere aos modelos tradicionais em temas associados ao exercício físico, modelo de compras e tempo passado ao ecrã.

Nesta análise foram ainda definidos três subtemas para cada categoria, onde podemos trabalhar os nossos conteúdos para as redes sociais. Fomos explorar cada um destes subtemas ao detalhe 🤔

Categoria de Beleza e Moda

Beleza e Moda
Beleza e Moda

A Korean Beauty é um forte assunto nesta categoria. Este consiste no desvendar de segredos de rotina de beleza das coreana. Elas são um exemplo no que diz respeito a skin care.

Os tons monocromáticos, simples, suaves  e minimalistas foram substituídos por padrões. Os padrões com temas tropicais ou de animais ganharam força e tornaram-se evidentes na conteúdos das marcas de Moda.

Padrões de Animais
Padrões de Animais

Nesta categoria emergem também conteúdos com a preocupação por produtos verdes, que não prejudicam o planeta.

De uma forma global as pessoas parecem ter tendência em gravitar em volta de conteúdos que expressam os seus valores e o seu estilo mais pessoal, dando destaque a:

  • Linhas de beleza coreana associadas aos cuidados especializados de beleza
  • Novas fórmulas
  • Embalagens ecológicas
  • Vídeos tutoriais sobre cuidados de beleza
  • Influenciadores

Categoria Compras

Compras
Compras

As palavras de ordem nos conteúdos desta categoria são: reduzir, reutilizar e reciclar.

A utilização de materiais reciclados na produção de novos bens, explorando nos seus valores a redução do impacto ambiental, dá às marcas uma maior notoriedade perante o consumidor que cada vez mais se identificam com este tema.

A redução do desperdício e formas mais sustentáveis de viver o dia a dia são também temáticas de destaque nesta categoria. Aqui entram conteúdos relacionados com a poluição dos oceanos, a reutilização de metal e outros materiais na área de craft, o bioplástico que provem de recursos renováveis como óleo vegetal e desperdícios de comida.

A geração dos Millennials tem nesta categoria um peso superior na mudança do padrão de compra, no que respeita ao peso dos valores das marcas na sua decisão de compra.

Os conteúdos sobre a forma como o produto foi feito são quase tão importante como o produto em si. Este é um tema que tem maior relevo ainda nos conteúdos gerados durante a época natalícia, onde a procura por opções de presentes reflete uma preocupação maior sobre moda sustentável, durabilidade de bens e maior qualidade dos itens por forma a reduzir o consumo.

Falamos também aqui em Self Selling, onde se inclui o marketing de influência, Smart TV, Social Shopping como tendências que cada vez têm mais impacto na decisão de compra.

Este comportamento vem demonstrar também que os Millennials e Geração Z estão a crescer com o pensamento de que eles próprios são marcas, criadores de conteúdos, que usam as redes sociais para se promover e lucrar com as suas selfies.

Categoria Entretenimento

Entretenimento
Entretenimento

Na categoria de entretenimento os utilizadores procuram agora novas formas de consumir os conteúdo. Estão completamente dependentes do wi-fi, o que gera novos desafios para os próprios produtores de conteúdo. As Smart Speakers são um dos exemplos disso e estão em crescimento nos lares de todo o mundo.

Livestream, Games, Game Viewers, Horror Movies

Estamos perante uma audiência que se quer envolver em experiências sensoriais, desafiantes, emocionantes e que aliviem o stress. Para sair da monotonia, os filmes de horror são também os mais amados e tal reflete-se nos prémios, posts, likes e reviews.

Para o marketing que já se vem alinhando ao conceito de gamification, esta é uma tendência que está para ficar. Cada vez mais as ações de marketing terão de assumir um formato de entretenimento como forma de captar e criar relação com os consumidores. Um outro ponto que também devemos considerar na geração dos nossos conteúdos para as redes sociais, onde o fenómeno da co-criação pode ser ampliado pela utilização de técnicas de gamification.

Categoria Alimentação e Bebida

Alimentação e Bebida
Alimentação e Bebida

Uma surpreendente novidade nesta categoria é o facto dos Millennials preferirem cozinhar em casa. Obviamente que esta é uma tendência acompanhada pela actual facilidade de comprar online, planear receitas utilizando o telemóvel, cozinhar ao som de uma boa música… 

A gastronomia assume-se também como uma forte componente na escolha das viagens internacionais, pelo conhecimento de novas culturas e novos ingredientes.

Assumem-se também novos hábitos alimentares e a conhecida “junk food” perdeu a sua força.

A preocupação pela alimentação assume formas muito definidas, com a preferência por conteúdos relacionados com práticas Veganas, Vegetariano, Gluten Free entre outros. O objetivo foca-se agora em criar pratos com óptimo sabor, idêntico ao clássico, mas produzido com ingredientes que façam bem à saúde.

Alimentação Saudável
Alimentação Saudável

O pão é um dos alimentos que mais se recente com estas mudanças, sendo afastado das dietas. Este é um facto que promoveu o desenvolvimento de novas soluções, reinventando métodos de produção com ingredientes alternativos, um desafio abraçado por algumas startups.

Afinal, comer de forma saudável também pode ser delicioso!

Categoria Corpo e Mente

Corpo e Mente
Corpo e Mente

O Bem-Estar assume-se como uma nova categoria de negócio, um bem de luxo, sendo uma área onde o consumidor está disposto a gastar o seu dinheiro.

Os Millenials valorizam mais as experiências do que objetos. Substituem bens materiais por experiências dedicadas ao Corpo e Mente, com o objetivo de obter a melhor versão de si próprio.

A procura do equilíbrio entre a alimentação e o relaxamento são técnicas onde existe muito interesse, seja a nível pessoal seja no local de trabalho, com o objetivo de maximizar o seu tempo e aproveitar a vida.

São valorizados conteúdos sobre ingredientes como Eucalipto e outros, para a produção de bebidas feitas com elementos que promovem o bem-estar.

Aqui também algumas tecnologias que ajudam na gestão são mencionadas para ajudar a promover a produtividade e logo impactar na optimização do tempo, melhorando as funções mentais: a atenção, a sensação, a percepção, a memória, a orientação, …

Categoria Ciência e Tecnologia

Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia

Nos conteúdos sobre tecnologia é a forma pela qual se podem obter as novas experiências e a inovação que são muito apreciadas, principalmente pelos denominados early adopters que estão sempre disponíveis para novos desafios que aliam tecnologia, vídeo jogos e realidade virtual.

Os jogos já não estão apenas nas consolas mas acontecem agora em live streamming, e assumem-se até como actividades profissionais, com visualizadores diários que ultrapassam audiências de canais de televisão.

Existe uma relação muito próxima entre jogar um jogo e contribuir para o processo de produção/desenvolvimento do mesmo, sendo ambas as formas igualmente muito apreciadas pelos utilizadores. Mais uma vez o interesse em ser parte do processo é aqui bem evidente.

A expectativa actual do consumidor é ter monitores disponíveis para interagir em todos os dispositivos, em qualquer lado, tal e qual como no smart phone.

Os conteúdos gerados pelo tema sobre a colonização de Marte em 2042, explorada pelo National Geographic, é um tema com muito interesse, estando o utilizador muito empático com a ideia de pessoas banais apanharem um vaivém para o espaço.

Categoria Viagens e Lazer

Viagens e Lazer
Viagens e Lazer

A aventura ao ar livre é algo procurado, de forma controlada e protegida, afinal nem todos fomos feitos para estar na natureza. Mas a partilha de fotos de amigos na natureza tem inspirado a procura por locais ao ar livre, locais mágicos.

Aventura ao ar Livre
Aventura ao ar Livre

A solução de baixo custo encontrada foi o Glamping, uma nova palavra que define um tipo de campismo onde não é necessário carregar todo o carro com os materiais necessários. Permite acampar sem montar a tenda, dormir numa cama confortável, com casa de banho própria, onde não falta a energia elétrica. Esta é a solução ideal para os novos aventureiros!

No denominado “california dreaming” incluem-se as preferências por sol e praia, por atividades como surf e outras atividades aquáticas. Estas são tipologias de vida mais comuns entre aqueles que trabalham remotamente ou por conta própria.

Também as cidades estão a dar resposta a esta predisposição para atividades ao ar livre, incluindo nas suas infraestruturas mais espaços verdes, meios de deslocação partilhados como bicicletas. Estamos perante novos estilos de vida onde o exercício ao ar livre se torna cada vez mais popular.

Qualquer uma destas tendências são bons tópicos para ajudar construir os nossos conteúdos quando o nosso produto ou serviço se enquadra ou permite a integração com temas sobre atividades ao ar livre.

Estes são os temas que mais circularam no Facebook. Eles traduzem tendências de comportamento do utilizador e podem ser utilizados na construção de estratégias de comunicação para mais facilmente captar a atenção.

Agora é só criar a sua Conta no Swonkie para criar, gerir e partilhar o seu maravilhoso conteúdo! 💙

Já sabe em que categoria vai enquadrar a criação de conteúdos da sua marca? 😉