Seja uma agência de comunicação 360º ou seja uma agência puramente digital, já sentiu a necessidade de perceber o que pode fazer melhor na sua estratégia de marketing?

Este é um mercado altamente competitivo, nós sabemos!

Entre agências concorrentes, freelancers, especialistas dedicados e influenciadores, hoje as possibilidades de escolha de parceiros para ações de marketing e publicidade por parte dos clientes é imensa.

Como profissionais de marketing todos conhecemos  as estratégias básicas, desde Google Ads, SEO, SMM, estratégias de conteúdo como blog ou guest blogs, etc.

Estar no topo do ranking dos motores de busca, trabalhar a notoriedade da marca e promover bens ou serviços são tarefas essenciais para melhorar os resultados da sua Agência de Comunicação ou Marketing.

Mas há algo mais a fazer para tentar ser diferente. Reunimos 6 dicas estratégicas que podem efetivamente fazer a diferença na presença da sua Agência no mercado.

1. Contactar potenciais Clientes

As “vendas” não caem tão facilmente como esperamos.

Na construção da notoriedade da marca, uma postura ativa pode ser uma vantagem face à concorrência. Crie um fluxo de processos eficiente para as várias fases do contacto comercial.

  • Crie um e-mail de apresentação da sua agência ou a sua equipa
  • Crie um e-mail explicativo de onboarding, para dar a conhecer os seus serviços
  • Ajuste uma ou várias tipologias de proposta de valor, para um ou vários segmentos de mercado
  • Crie um fluxo de contacto após primeira reunião, primeira chamada telefónica,… trabalhe a relação
  • Implemente um sistema de Newsletters educativas, inspiradoras e interessantes com Call to Action e acompanhamento de conversão da lead
  • Peça testemunhos, feedback ou faça questionários de satisfação

2. Trabalhe nas parcerias

As parcerias demoram o seu tempo a ganhar forma e força, mas podem ser ótimas aliadas no crescimento das suas vendas.

Procure marcas que trabalhem no mesmo mercado, agências que prestem serviços diferentes, outras empresas ou profissionais que operem na mesma industria:

  • Marketers de referência no mercado
  • Criativos
  • Website Developers
  • Outros especialistas

A referencia é uma das mais poderosas armas do marketing, e esta é uma das formas de causar maior impacto.

3. Presença em Eventos da área

Se trabalhar parcerias lhe parece complicado e demorado, pense no número de parceiros que pode conseguir estando presente num único evento de marketing!

Trabalhe a presença em Eventos – Contactos e Parcerias

No entanto a realidade é que não existe uma forma directa de calcular o impacto do investimento para estar presente em eventos. Tudo leva o seu tempo.

Mas pondere as possibilidades:

  • Ser patrocinador de um evento, e assim associar a sua marca ao evento
  • Ser ou levar um orador da sua agência ao palco de um grande evento
  • Obter promoção, seja por via da comunicação do evento, seja por distribuição de merchandising, gerar passatempos, ações de product placement,…
  • Associar a sua marca a eventos de referencia no seu setor de atividade

Aqui o networking é mais fácil, num ambiente mais relaxado e animado torna-se mais fácil a distribuição do contacto (cartão de visita) e criar relação através de conversa de circunstância.

Nós usamos regularmente o poder dos eventos. Somos igualmente promotores do evento Social Media Hackathon, um evento anual dedicado às diversas temáticas do Marketing Digital.

4. Utilize o Linkedin para aumentar a sua rede de contactos.

O Linkedin é uma forte rede social profissional.

Aqui pode trabalhar contactos de pessoas que conheceu em eventos, em reuniões, ou outra circunstância.

Crie o seu perfil pessoal e o perfil da sua marca.

Perfil Swonkie no Linkedin
  • Partilhe os post da sua marca no seu perfil pessoal.
  • Peça conexão a pessoas com interesse em temas ou tópicos que mais identificam a sua agência. Seja forte nesses tópicos!
  • Invista na construção de materiais de comunicação que construam a credibilidade da sua marca em torno destes assuntos, seja “o especialista”. Partilhe Case Studies, atividades da sua agência que mostrem o melhor do seu trabalho, presenças importantes e até informação sobre a sua equipa na sua página de marca.
  • Utilize a opção das mensagens directas para partilhar com contactos relevantes, informação sobre a sua agência.

Trabalhe gradualmente neste crescimento, e com o tempo esta será uma óptima ferramenta para encontrar parceiros, clientes, oportunidades de negócios…

5. Seja diferente e memorável

Diferenciação é sempre a palavra mágica!

Algo que em muitas industrias não é fácil de alcançar. Mas não caso de uma agência de comunicação e/ou marketing é algo fundamental.

Seja criativo, tente ser diferente, partilhe casos que verdadeiramente saem da caixa. Comunique com paixão tudo o que faz, cada paço que dá.

Mostre que a sua agência está cá para o seu cliente e que juntos podem fazer algo fantástico.

6. Utilize diferentes forma de comunicar

Como chegar ao seu target? Avalie o melhor canal para conseguir captar a atenção e interesse do seu potencial cliente.

Aposte em vídeos, seja sobre forma de peça de comunicação seja sob forma de Podcast. No nosso artigo do blog Guia rápido para criação de Vídeo Marketing, já partilhamos a importância e influência positiva do vídeo na comunicação das marcas.

Aproveite os mesmos para trabalhar o posicionamento da sua agência no mercado, partilhe estatísticas, dicas, novidades. Desta forma demonstra o seu know-how!

Os vídeos são também uma boa forma de criar relacionamento com o visualizador, devendo terminar sempre com o pedido de uma ação (CTA).  O melhor de tudo é que estes são atualmente um meio com baixo custo de produção e de muito fácil distribuição graças aos meios digitais disponíveis.

As redes sociais são obviamente um dos canais prioritários na comunicação de qualquer empresa, e também no caso das agências são um foco a não desprezar. Utilize da melhor forma todas as ferramentas que estas disponibilizam como IGTV, Stories, Feeds e até Anúncios Patrocinados para partilhar os seus vídeos.

O Youtube já não é a plataforma principal para alojar os seus vídeos, para posteriormente os partilhar nas redes sociais. O IGTV é hoje uma ferramenta de destaque permitindo a partilha de vídeos mais longos no próprio Instagram.

Partilhe inspiração, tutoriais ou entretenimento. Teste a resposta do seu público em diferentes canais.

A maior parte destas ações são estratégias a longo termo, não permitindo ver resultados no imediato. Mas hoje pode ser um bom dia para começar 😉