O poder de “falarem sobre nós” é um asset que todas as marcas devem trabalhar e valorizar.

As pessoas confiam cada vez menos em publicidade paga e confiam cada vez mais em pessoas que falam sobre uma marca, um produto, um serviço e aqui emerge a importância vital do pilar de comunicação Relações Públicas.

Ontem, dia 11 de Julho, foi dia de Workshop sobre “Press & Communication Strategy for Startups”, uma iniciativa do Swonkie em parceria com o Famalicão MadeIN e que contou com a amável colaboração de Doctor Spin.

A Doctor Spin é uma agência focada em estratégias de comunicação numa vertente multi canal, englobando uma forte área direcionada para Relações Públicas.

A comunicação é fundamental para qualquer negócio mas muitas vezes gerida no limite, sem tempo, sem recursos, pouco explorada. No caso das Startups esta é uma realidade muito comum.

No entanto, o ecossistema do empreendedorismo assume um chamariz muito valorizado entre os meios de comunicação, pela sua novidade, pelo recorrente investimento nacional e em especial o internacional, pela inovação, pelo crescimento. E estes são sem dúvida temas que todas as startups em alguma fase do seu percurso, poderão viver.

Mas chamar a atenção para cada negócio nem sempre é fácil, o volume de press releases recebidos é elevado, sendo para os jornalista uma dificuldade tremenda acompanhar e explorar o teor dos temas recebidos.

Um bom título é tudo numa press release!.

De acordo com a Doctor Spin, estes são alguns pontos básicos da assessoria de imprensa:

  • A redação de uma press release clara, com título apelativo e enquadrado com o meio de comunicação.
  • Uma boa relação com o meio de comunicação mantendo uma boa reputação e fiabilidade perante este.
  • Considerar a abrangência e alcance deste meio sendo selectivo de acordo com o objectivo da comunicação.
  • Manter o estado de espírito mesmo quando o que achamos ser notícia, não é cativante o suficientes e aceite pelos meios de comunicação.

As Relações Públicas fazem assim parte do insight de comunicação empresarial, qualquer que seja o tamanho da empresa, sendo um investimento pouco elevado mas com um forte impacto no engagement e que deve ser bem trabalhado.

Crie as suas notícias, mas note que nem tudo será notícia!