Com mais de 15 milhões de perfis Business, o Instagram é um desafio para qualquer marca.

A consistência e frequência de publicação de posts é uma das dicas a utilizar para conseguir destaque nesta competitiva Rede Social. Partilhar conteúdo visualmente atrativo e interessante é também fundamental para aumentar o seu número de seguidores. Não podemos esquecer que o Instagram é uma rede onde a IMAGEM é quase tudo!

Mas se inicialmente o algoritmo do Instagram funcionava por ordem cronológica, hoje a posição dos posts é calculado tendo em conta também o engagement. Se um post é novo e gera muitos gostos e comentários rapidamente, é considerada a sua taxa de interação tendo assim uma maior probabilidade de ser apresentado em primeiro lugar. O Instagram analisa também os perfis com quem os seguidores trocam mensagens privadas, pesquisas e partilha de conteúdos, sendo considerada a maior probabilidade de relação.

Como nos podemos destacar?

Uma estratégia bem planeada pode ser uma forte vantagem para uma marca.

Organize e pondere bem cada um deste pontos:

  • Defina objetivos
  • Identifique a sua persona
  • Explore feeds de marcas concorrentes
  • Crie um estilo de comunicação
  • Faça um plano de temas de conteúdos, considere o que precisa de comunicar e inclua também temas relacionados
  • Crie conteúdos visuais atrativos

Mantenha a sua BIO atualizada, clara e interessante, use hashtags e emojis. E o mesmo se aplica às suas informações de categoria de serviços, localização, telefone e email para contato.

Avalie a sua estratégia de hashtags, defina os de marca e perca algum tempo na procura de hashtags de comunidade ou contexto e evite os demasiados genéricos. Ajuste-as à sua marca, conteúdo e contexto. Há alguns sites onde pode fazer pesquisa sobre hashtags em tempo real.

Note também que a chave está na criação de conteúdos com um bom copy, que contem história(s), que seja interessante ao ponto de gerar partilha por parte dos seus seguidores. As publicações devem assim tentar intercalar diferentes tipos de conteúdos, desde temas mais institucionais, como produtos ou serviços, a temas mais casuais, como temas sobre contexto da marca ou até elementos aos quais a marca se possa associar.

O desafio passa por criar um equilíbrio entre todo o seu conteúdo visual, uma linha de comunicação única, ligada por uma palete de cores, por imagens que se completem ou complementem. 

Feed instagram
Timeline Instagram

Uma marca pode aproveitar as redes sociais para passar um pouco mais o seu lado emocional, humano e criar relação.

Após definida a estratégia e criado o conteúdo, o passo seguinte é a publicação de Posts criados e das Insta Stories.

Publicação de Posts criados e Insta Stories

As Insta Stories representam hoje um meio de comunicação fundamental no Instagram e têm um algoritmo próprio. Quanto maior a interação maior a probabilidade de aparecer aos seguidores da sua marca.

  • São uma forma de tornar a marca estrategicamente mais visível para os seguidores;
  • Podem ser utilizados como complemento aos conteúdos partilhados na timeline, o Making Of de uma campanha, detalhes sobre produtos e serviços, repartilhar conteúdos de seguidores ou influenciadores, gerar interação com pequenas questões aos seguidores.
  • Colocar botões de ação, utilizar animações, hashtags, fazer diretos são algumas das funcionalidades para criar o seu conteúdos nesta ferramenta.
  • Destacar e fixar as suas Stories é também uma opção para que consiga manter os conteúdos visíveis por mais de 24h e tornar o seu perfil mais interessante para quem o visita.

A gestão de redes sociais pressupõe tempo, seja na criação dos conteúdos, diferentes e interessantes, atualizados e ajustados à marca e seu público, seja na sua publicação, seguindo uma estratégia de dias e horários onde os seguidores têm uma maior probabilidade de estar online.

Mas e como é que podemos agendar um Post ou as suas Insta Stories? Como gerir da melhor forma a atividade de publicar nesta rede social?

Uma opção para agendar o seu conteúdo passa por utilizar uma plataforma de Gestão de Redes Sociais como o Swonkie que permite agendar os seus Posts e Insta Stories, para o dia e hora que desejar.

Se não sabe qual a melhor hora para agendar o seu conteúdo, pode também utilizar a função de publicação automática no Swonkie, onde será automaticamente avaliado e agendado o melhor horário de publicação do seu conteúdo nesta rede social.

Vantagens de utilizar o Swonkie

A vantagem de utilizar esta plataforma recai também sobre o fato de poder gerir diretamente a sua conta pelo Swonkie:

  • visualizar o seu feed;
  • criar os seus posts;
  • utilizar funcionalidades de publicação em grelha;
  • identificar produtos da sua loja de e-commerce;
  • definir uma localização;
  • identificar páginas;
  • editar primeiro comentário;
  • adicionar assinatura da marca personalizada;
  • repostar;
  • gerir conteúdos em equipa com esquema de aprovação de publicações;
  • inclui também a possibilidade de criação e agendamento de Insta Stories.

E o caminho para as melhores práticas não está completo sem a análise ao que foi e está a ser feito, a quantificação e qualificação da atividade que está a ocorrer no perfil da sua marca.

Para tal no Swonkie pode consultar relatórios de performance do seu perfil, para avaliar o crescimento do número de seguidores, o alcance, as reações, visualizações de perfil, cliques, melhor horário para publicar, top de publicações, entre outros.

Pode também  definir alertas sobre atividades específicas de uma marca concorrente, como por exemplo o lançamento de um post com uma determinada keyword, ou até receber um aviso quando um post de um concorrente se torne viral.

Tem ainda acesso a relatórios analytics que lhe permitem analisar de uma forma comparativa a sua performance e a dos seus concorrentes.

Use o Instagram a favor da sua marca! Comece hoje mesmo com o Swonkie

Crie a sua Conta no Swonkie e aproveite 15 dias Gratuitos em qualquer plano à sua escolha.