As Redes Sociais são já uma forma de estar tanto para particulares como para marcas que em qualquer dos casos requer uma boa estratégia.

Numa época em que tanto se fala em Storytelling, é bom destacar que contar uma história sem ter todos os factos, pode não gerar o melhor enredo.

E nas redes sociais ter um bom enredo é fundamental! 😉

Imagine o que seria do filme “A Pantera Cor de Rosa” se o enredo do filme fosse sobre um lobo ou um tigre. O mesmo se passa com as nossas marcas. A sua identidade deve estar sempre presente em toda a comunicação, sendo transmitida no design e imagens, tom de comunicação, conteúdos que segue, gostos ou partilhas. 

Um dos desafios na gestão de redes sociais passa pela construção de um bom enredo, que se reflete na definição de um Plano Estratégico, plano este que deve dar resposta a algumas questões fundamentais.

Entre elas destacamos:

  • Qual a minha área de negócio?
  • Porque devo estar presente nas redes sociais?
  • Quem é o meu target?
  • Que conteúdo pretendo partilhar?
  • Qual a rede social mais indicada para a minha marca?

Após tentar responder a estas questões, devemos ainda ter em conta que para cada rede social é importante definir uma estratégia ajustada com metas específicas.
Para facilitar nesta definição, deixamos alguns exemplos de metas que podemos considerar

  • Aumentar a notoriedade da minha marca
  •  Enviar tráfego para o meu website
  • Gerar leads
  • Construir uma comunidade
  • Promover produtos e/ou serviços
  • Criar interação com a minha marca

Podemos considerar mais do que uma meta no nosso Plano Estratégico. Mas devemos tentar focar o nosso objetivo para ser o mais assertivo possível na estratégia a definir para as nossas redes sociais.

Experimente grátis o Swonkie
Use Swonkie na estratégia de social media

Voltando ao nosso target, é muito importante perceber e conhecer. Saber factos como por exemplo a sua idade, onde é que ele está mais presente (presença digital e física), os seus interesses, a sua formação, as marcas que segue, os grupos a que pertence, entre outros.

Com todo este conhecimento reunido, o próximo passo é tentar perceber qual o conteúdo considerado como mais apelativo na construção do nosso Storytelling.

Qual o enredo mais adequado para o meu público e mais indicado para  a minha marca.

Nesta fase seremos igualmente capazes de avaliar em que rede ou redes sociais deve a minha marca estar presente. Como ajustar o nosso tom de comunicação de marca em cada rede social, quando e com que frequência devemos comunicar e em que formato.

Não podemos esquecer que a nossa estratégia nas redes sociais não deve reflectir-se apenas no conteúdo comunicado em cada posts. Uma marca deve ter também um perfil bem construído/configurado, assumindo uma personalidade que seja coerente com a sua voz/tom.

Como em qualquer outro lugar ou situação, não basta estar nas redes sociais, é imprescindível saber estar. 😊

E para ajudar há no mercado diversas plataformas que ajudam no processo de gestão das redes sociais, na construção de conteúdos, no seu agendamento, na escolha do melhor horário de publicação, na segmentação do target, na monitorização da performance das marcas, na monitorização da concorrência, na gestão das mensagens …

O Swonkie é uma das ferramentas mais completas no mercado, com a finalidade de auxiliar as marcas na gestão das suas redes Sociais.

👉 Teste hoje mesmo, é grátis!